Enchentes no RS: 48 municípios devem ser mais atingidos por cheias de rios; veja lista
O governo recomenda que as populações dessas cidades, que estiverem em áreas de risco, busquem abrigos em locais seguros
Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, falou sobre a situação de enchentes no estado, com lista de 48 municípios que podem ser afetados nas próximas semanas. Ao todo, 10 óbitos foram confirmados pela Defesa Civil. Presidente Lula irá à região nesta quinta-feira para acompanhar.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), falou, nesta quarta-feira, 1º, em coletiva à imprensa sobre a situação no estado, afetado por enchentes desde o início da semana. Há uma lista de 48 municípios que, de acordo com análises da Defesa Civil, podem ser os mais atingidos pelas cheias de rios nos próximos dias.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Nestas localidades, o governo recomenda que as populações em áreas de risco busquem abrigos em locias seguros e fiquem atentas às orientações das autoridades locais.
Veja quais são as cidades:
- Agudo
- Alegrete
- Arroio do Meio
- Bom Princípio
- Bom Retiro do Sul
- Cachoeira do Sul
- Campo Bom
- Candelária
- Canudos do Vale
- Cerro Branco
- Colinas
- Cruzeiro do Sul
- Encantado
- Estrela
- Feliz
- Forquetinha
- General Câmara
- Harmonia
- Jaguari
- Lajeado
- Marques de Souza
- Montenegro
- Muçum
- Novo Cabrais
- Novo Hamburgo
- Paraíso do Sul
- Pareci Novo
- Parobé
- Pouso Novo
- Relvado
- Restinga Sêca
- Rio Pardo
- Roca Sales
- Santa Cruz do Sul
- Santa Tereza
- São Jerônimo
- São Leopoldo
- São Sebastião do Caí
- São Sepé
- Sinimbu
- Taquara
- Taquari
- Travesseiro
- Triunfo
- Vale do Sol
- Vale Real
- Venâncio Aires
- Vera Cruz
Até o momento, 10 óbitos foram confirmados pela Defesa Civil do RS em todo o estado. O órgão, no entanto, ainda precisa confirmar outras duas mortes divulgadas pela prefeitura de Santa Maria. As vítimas seriam mãe e filha, de 45 e 17 anos, respectivamente.
Lula anunciou visita ao RS
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai ao Rio Grande do Sul nesta quinta-feira, 2, para acompanhar a situação dos municípios atingidos pelas fortes chuvas. Lula viajará acompanhado dos ministros Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), Waldez Góes, da Integração Regional, Rui Costa, da Casa Civil e Renan Filho, dos Transportes.
Por telefone nesta quarta-feira, 1º, ele afirmou ao governador gaúcho que o Ministério da Defesa tem oito aeronaves disponíveis para enviar ao Estado.
Eduardo Leite agradeceu o apoio do governo federal e disse que o presidente é muito bem-vindo neste momento de dificuldade que vive o Estado.
Mortes em oito municípios
A Defesa Civil do RS divulgou um detalhamento dos locais onde as dez mortes foram registrados e quais as suas circunstâncias. Em Pavarema, dois homens, de 69 e 65 anos, estavam em um veículo tentando atravessar uma área alagada, mas acabaram morrendo. O mesmo ocorreu com um homem de 62 anos em Segredo.
Em Salvador do Sul e em Santa Maria, as vítimas morreram em um deslizamento de terra. Na segunda cidade, se tratava de uma idosa de 85 anos.
Há ainda o registro de uma morte por descarga elétrica, em Pantano Grande, que se trata de um homem de 59 anos.
Nas localidades de Itaara, Encatado e Santa Cruz do Sul, as circunstâncias dos óbitos ainda estão sendo confirmados.