Espanha busca por dezenas de desaparecidos após 'inundação do século' em Valência
Mais de 140 mortes já foram confirmadas; agência de meteorologia emitiu novo alerta vermelho para esta quinta-feira
A região de Valência na Espanha foi atingida por uma enchente que já deixou 95 mortos e dezenas de desaparecidos, e o número deve aumentar.
O número de vítimas da enchente que atingiu o estado de Valência, na Espanha, deve aumentar nesta quinta-feira, 31, e utrapassar as 100 mortes, já que dezenas de pessoas continuam desaparecidas.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A região passou pelo pior desastre do século XXI no país, com enchentes que deixaram, até o momento, 140 mortos. De acordo com o governo espanhol, o número de desaparecidos na 'inundação do século' ainda é incerto.
Segundo a ministra da defesa espanhola, Margarita Robles, resgates via helicóptero já tiveram início. "O trabalho está sendo feito com helicópteros do Exército e da Aeronáutica. (...) O Comando de Operações Especiais do Exército está funcionando, neste momento, com mais de 1.000 militares, com helicópteros e o que for necessário e pelo tempo que for necessário", declarou.
La ministra de Defensa participa en el comité de crisis convocado por la #DANA que afecta a varias provincias. Las #FuerzasArmadas están con todos los territorios y todos sus ciudadanos, ayudando y dando lo mejor de sí mismos. pic.twitter.com/27EU2c04OQ
— Ministerio Defensa (@Defensagob) October 30, 2024
Uma ponte desabou e carros foram arrastados com a força da água. Além disso, linhas ferroviárias foram interrompidas e rodovias, fechadas. A lama invadiu casas e, em alguns casos, chegou ao teto (veja abaixo).
Efectivos de todas las unidades de @UMEgob se encuentran desplegados en la provincia de Valencia. Durante el día de hoy tienen previsto continuar con las labores de evacuación, búsqueda de desaparecidos y tareas de achique. Siempre #ParaServir hasta que sea necesario. pic.twitter.com/b8DKIReOrS
— Ministerio Defensa (@Defensagob) October 30, 2024
O ministro dos Transportes e da Mobilidade espanhol, Óscar Puente, apelou que moradores da região permaneçam em suas casas.
"Quero esclarecer que sabemos que este neste momento o interesse fundamental está nas pessoas, nas vítimas, nas famílias, e por isso minhas primeiras palavras têm que ser, obviamente, de solidariedade com todas as pessoas que sofreram danos pessoais e falecimentos de familiares nesses dias. Quero transmitir a essas pessoas todo o apoio e respaldo do Governo espanhol. Lamentamos tudo que estão vivendo nesse momento", disse Puente em vídeo publicado em perfil no X (antigo Twtitter).
Criticadas por não enviarem alertas suficientes antes das enchetes, as autoridades espanholas ainda buscam pelas pessoas que estão desaparecidas.
"A Comunidade Valenciana vai lançar um pacote de primeiros socorros de 250 milhões de euros, extensível e compatível com outros tipos de ajuda de outras administrações", escreveu o governador da Comunidade Valenciana, Carlos Mazón, em seu perfil no X.
A agência meteorológica estatal espanhola (Aemet) emitiu alerta vermelho para Valência, onde as tempestades devem continuar nesta quinta.
Tiempo previsto en Península y Baleares desde 31-10-2024 hasta 06-11-2024. Info siempre actualizada en https://t.co/keCWfwv3Ua pic.twitter.com/z1RDbWv9Gl
— AEMET (@AEMET_Esp) October 31, 2024