Flagrado por câmera ao sair de mata antes de início de queimada, homem é identificado e indiciado
Ação do suspeito fez com que as chamas atingissem uma área de oito mil metros quadrados em Jales (SP), de acordo com a Polícia Civil
Um morador de Jales, no interior de São Paulo, foi indiciado e multado nesta segunda-feira, 26, após ser flagrado por uma câmera de segurança saindo de uma mata pouco antes de uma queimada começar neste fim de semana.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Segundo a Secretaria de Segurança Pública informou ao Terra, as imagens foram analisadas pela equipe da DIG de Jales, que identificou o autor, de 49 anos. Ele foi ouvido na sede do 1º DP da cidade, onde foi indiciado.
De acordo com informações apuradas pela afiliada da Rede Globo na região, o homem teria confessado que fumava um cigarro no interior da mata e que descartou a bituca ali, iniciando o incêndio. Ele foi multado em R$ 7.350 por infração ambiental.
No vídeo de câmeras de segurança, o homem é visto saindo da área conhecida como "Matinha do JACB", localizada entre os bairros José Antônio Caparroz (JACB) e Jardim Alvorada. A ação do suspeito fez com que as chamas atingissem uma área de 8 mil m², de acordo com a SSP.
Incêndios em SP
Cidades do interior do estado de São Paulo enfrentaram uma série de incêndios que começou na quinta-feira, 22, e continuou até domingo, 25. Uma das regiões mais atingidas fica em Ribeirão Preto, onde casas precisaram ser evacuadas, rodovias foram bloqueadas e escolas precisaram cancelar as aulas.
As condições do ar ficaram insalubres para a respiração, devido à extrema poluição causada pela fumaça.
Os incêndios causaram também mortes de pessoas que tentaram combater as chamas em Urupês. Voos precisaram ser cancelados.
Ao todo, 50 cidades do estado tiveram alerta de risco. O governo estadual confirmou que irá manter o gabinete de crise instalado em Ribeirão Preto para ações de combate às queimadas.