Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Forte ciclone extratropical deve atingir região Sul do Brasil no feriado

Nuvens devem provocar temporais intensos, granizo e raios de acordo com o Climatempo

1 nov 2023 - 10h19
(atualizado às 12h37)
Compartilhar
Exibir comentários
Ciclone extratropical no sul do Brasil em outubro de 2023
Ciclone extratropical no sul do Brasil em outubro de 2023
Foto: Reprodução/Reuters

Fortes temporais devem atingir a região Sul do Brasil durante o feriado prolongado de Finados, a partir desta quinta-feira, 2. De acordo com informações do instituto de meteorologia Climatempo, existe risco de formação de um ciclone extratropical no litoral do Rio Grande do Sul.

Os temporais têm acontecido com maior incidência no Sul, e causado grandes estragos desde setembro. O mês de outubro terminou com chuva muito acima da média na maior parte da região, segundo o Climatempo, que faz novo alerta.

Durante o feriado de Finados, deve começar um processo de ciclogênese sobre a região Sul. Na sexta-feira, 3, o novo e forte ciclone estará formado, com centro de atuação no litoral do Rio Grande do Sul.

No último mês, os ciclones observados foram formados no oceano, mas desta vez, o ciclone começa no continente e, após formado, atua na costa, o que faz com que ele seja “bastante perigoso”, conforme o instituto meteorológico.

Haverá também a formação de nuvens que provocam temporais, segundo a previsão. O Climatempo faz um alerta afirmando que entre os dias 2 e 3, a situação é de perigo para tempo severo, principalmente no centro-norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no interior do Paraná.

“Há condições de chuva intensa e volumosa, alta incidência de descargas atmosféricas e granizo de grande porte. Além disso, toda a Região pode enfrentar ventania, tanto em razão dos temporais como também pela atuação e proximidade do ciclone extratropical”, diz a nota do instituto.

No litoral gaúcho, o vento persiste de quinta até a madrugada de sábado, 4, com possibilidade de que as rajadas cheguem a 100 km/h.

Defesa Civil

Até o momento, a Defesa Civil do RS não emitiu nenhum alerta sobre a previsão de mau tempo. Situações de risco devem ser informadas através do telefone de emergência da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, pelo número de telefone 199 ou enviar SMS para 40199.   

A Defesa Civil de Santa Catarina fez um alerta para o risco associado aos temporais, que é moderado a alto, e se mantém alto a muito alto para deslizamentos e inundações a partir da quinta-feira, 2.

Moradores de Santa Catarina podem acionar a emergência da Defesa Civil do município pelo telefone 199, a Polícia Militar pelo 190 e 193 para os Bombeiros. O telefone da Defesa Civil Estadual é (48) 3664-7000.

No Paraná, há três cidades em situação de emergência: Nova Prata do Iguaçu, Santa Izabel do Oeste e Salto do Lontra. A Defesa Civil orienta que ocorrências sejam relatadas pelo telefone 199.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade