Fortes chuvas deixam mortos no Rio Grande do Sul e afetam mais de 100 cidades
Estado de atenção no Estado segue esta quinta-feira, 2
Ao menos 10 pessoas morreram e 21 estão desaparecidas devido às fortes chuvas desta semana no estado do Rio Grande do Sul, no sul do Brasil, informou o serviço de defesa civil na quarta-feira.
As autoridades relataram mais de 1.400 pessoas deslocadas na sequência de tempestades que levaram ao aumento do nível dos rios e a inundações em várias partes do estado, afetando 104 municípios.
Num relatório sobre as condições hidrológicas divulgado na terça-feira, o governo do estado previu um risco de inundação "em praticamente todo o estado" dada a perspectiva de continuação de "fortes precipitações" nos próximos dias.
O boletim também informa que as inundações serão severas nas bacias de muitos rios, com a possibilidade de inundações repentinas e movimentos em massa de terra em regiões com encostas íngremes.
O governador do estado, Eduardo Leite (PSDB), expressou condolências pelas mortes causadas pelas tempestades na plataforma de mídia social X na quarta-feira, acrescentando que o governo está trabalhando para localizar os desaparecidos e garantir a segurança nas áreas de risco.