Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Frente fria no Sul: risco de temporais e queda na temperatura

Frente fria trará chuvas e queda de temperatura no Sul do Brasil, impactando o tempo neste final de semana.

1 dez 2023 - 15h38
(atualizado às 20h32)
Compartilhar
Exibir comentários

Dezembro começou com muito calor no Sul do Brasil. Em Curitiba, a temperatura chegou aos 34,2°C, a segunda maior do ano até agora. No Paraná, a temperatura chegou aos 38,0°C em Loanda, pela medição do Simepar. Gaúchos tiveram uma sexta-feira com sol e calorão! No Rio Grande do Sul, a temperatura chegou aos 38,2°C em São Gabriel e em Tupaciretã, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. Mas muitas outras cidades gaúchas tiveram calor enre 36°C e 38°C. Porto Alegre teve calor em torno de 33°C

Em Santa Catarina,  o calor variou de 33°C a 36°C em grande parte do estado, mas chegou aos 37°C em alguns locais do centro e oeste do estado. O Epagri-Ciram registrou 37,4°C em Itapiranga e 37,1°C em Ouro. A temperatura em Florianópolis chegou aos 27°C.

Mas o tempo vai mudar no fim de semana!

O Sul do Brasil se prepara para receber mais uma frente fria neste final de semana, trazendo consigo uma mudança brusca nas condições de tempo, como temporais e queda da temperatura.

Foto: Climatempo

Ascensão de uma corrente de ar quente

Antes da chegada da frente fria, é comum observarmos um aumento na temperatura devido à ascensão de uma corrente de ar quente antes da chegada do ar frio que vem com a frente fria. Esse fenômeno ocorre porque o ar quente, mais leve, sobe sobre a massa de ar frio, resultando em compressão adiabática e, consequentemente, um aumento temporário da temperatura. No entanto, a intensidade desse fenômeno pode variar, influenciada pela velocidade da frente fria, estabilidade atmosférica e umidade local.

Dezembro e as condições típicas do clima tropical

Dezembro é geralmente um mês mais quente no Brasil devido à primavera e ao início do verão no Hemisfério Sul. Os raios solares atingem uma posição mais vertical sobre o país, resultando em dias mais longos e maior recebimento de radiação solar. Neste período, predominam massas de ar quente e úmido, contribuindo para o aquecimento do ambiente e características típicas do clima tropical.

Previsão para o final de semana

Sábado: temporais no RS

A frente fria avança, trazendo muita nebulosidade e chuva para toda a faixa centro-sul do Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina e Paraná, apesar do sol, há previsão de pancadas de chuva ao longo do dia. O calor pré-frontal, aliado à alta umidade, favorece a formação de nuvens carregadas que provocam as pancadas de chuva.

O sábado ainda será um dia de calor no Sul do Brasil, mas com a passagem da frente fria, a chuva ganha força, e em seguida as temperaturas declinam.

Em Porto Alegre, a temperatura mínima será de 21ºC e a máxima de 34ºC. Florianópolis terá temperatura mínima de 22ºC e máxima de 34ºC. Em Curitiba, a temperatura mínima será de 17ºC e a temperatura máxima será de 32ºC.

Alerta para o sábado, 2/12

Há perigo para temporais e chuva volumosa na faixa sul e sudoeste do Rio Grande do Sul, com rajadas de vento que podem passar dos 91 km/h. Alerta também para temporais na faixa central-oeste e sul, com rajadas de vento . Estas áreas podem ter rajadas entre 71 km/h e 90 km/h . Alerta para rajadas de vento que variam entre 51km/h e 70 km/h nas demais áreas gaúchas.

Domingo: temporais se espalham para SC

O tempo fica instável e a temperatura começa a baixar na maioria das áreas dos três estados. A circulação intensificada do mar para o continente, após a passagem da frente fria, influenciará as condições de tempo.

A previsão é de muita nebulosidade no Rio Grande do Sul, chuvas frequentes na faixa centro-oeste e centro-leste do estado e nebulosidade com garoa e chuvisco na faixa sul, na fronteira com o Uruguai. Entre o norte e nordeste do Rio Grande do Sul e norte do Paraná, o sol aparece, mas há previsão de pancadas de chuva à tarde e à noite.

risco de chuva forte no Rio Grande do Sul (exceto na faixa sul do estado), em Santa Catarina e no sudoeste/sul do Paraná.

Em Porto Alegre, a temperatura mínima será de 20ºC e a temperatura máxima será de 28ºC. Florianópolis terá temperatura mínima de 23ºC e máxima de 33ºC. Em Curitiba, a temperatura miníma será de 18ºC e a temperatura máxima será de 32ºC.

Segunda-feira: risco de chuva forte nos três estados do Sul

O tempo permanece instável na Região Sul. No extremo sul do Rio Grande do Sul, o dia fica nublado e com temperatura amena, com chuviscos e garoa. AS demais áreas gaúchas  a condição será de muita nebulosidade chuva de fraca a moderada intensidade ao longo do dia. No Paraná o sol aparece, mas há previsão de pancadas de chuva à tarde e à noite associada a algumas áreas de instabilidade que se deslocam do Paraguai.

A temperatura baixa um pouco mais nas três capitais. Em Porto Alegre, a temperatura miníma será de 18ºC e a temperatura máxima será de 22ºC. Para Florianópolis, a temperatura mínima prevista é de 21ºC e a máxima de 25ºC. Em Curitiba, a temperatura mínima será de17ºC e a temperatura máxima será de 26ºC.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade