Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Indústria do plástico engana público sobre reciclagem há mais de 30 anos, revela estudo

Relatório divulgado pelo Centro para a Integridade Climática (CCI) aponta omissão e marketing enganoso dos produtores de plástico

16 fev 2024 - 16h32
(atualizado às 17h07)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Um estudo do CCI constata que as empresas petrolíferas e petroquímicas sabiam há décadas que a reciclagem de plásticos era desvantajosa, mas mantiveram o marketing enganoso sobre o tema.
Indústria do plástico engana público sobre reciclagem há mais de 30 anos, revela estudo
Indústria do plástico engana público sobre reciclagem há mais de 30 anos, revela estudo
Foto: Unsplash

Um estudo realizado pelo Centro para a Integridade Climática (CCI) conclui que os produtores de plástico sabem há mais de 30 anos que a reciclagem não é uma solução economicamente ou tecnicamente eficaz para gerir os resíduos de plástico. Mesmo assim, as empresas promoveram a reciclagem. 

"As empresas mentiram. É hora de responsabilizá-los pelos danos que causaram", disse Richard Wiles, presidente do grupo de defesa da responsabilização dos combustíveis fósseis, em entrevista ao jornal The Guardian. 

Segundo o relatório, há evidências de que as empresas petrolíferas e petroquímicas, bem como as suas associações comerciais, podem ter infringido leis destinadas a proteger o público do marketing enganoso. Para Wiles, levar as indústrias petrolífera e petroquímica ao tribunal por "enganar conscientemente" o público poderia forçá-las a mudar os seus modelos de negócio.

"Acho que o primeiro passo para resolver o problema é responsabilizar as empresas", afirmou. 

A reciclagem do plástico é cara e complexa, pois exige triagem meticulosa, uma vez que a maioria das milhares de variedades quimicamente distintas de plástico não podem ser reciclada em conjunto. Outro desafio é a degradação, o que significa que o plástico geralmente só pode ser reutilizado uma ou duas vezes. Segundo o CCI, a indústria conhece esses desafios há décadas, mas ignorou essas informações nas suas campanhas de marketing. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade