Inmet emite alerta de chuvas intensas; veja regiões afetadas
Maior risco é para áreas do Norte e Nordeste; janeiro terá calor acima da média
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de "perigo potencial" para chuvas intensas em diversos Estados das regiões Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte do País. O aviso é válido até a manhã desta segunda-feira, 6.
O aviso envolve áreas de 14 unidades federativas. São elas:
- Amazonas
- Roraima
- Rondônia
- Pará
- Goiás
- Distrito Federal
- Tocantins
- Mato Grosso
- Maranhão
- Piauí
- Bahia
- Minas Gerais
- Espírito Santo
- Rio de Janeiro
A previsão é de "ventos intensos" (40 a 60 km/h) e chuva de 20 mm a 50 mm por dia. É considerado baixo o risco de interrupção no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos, alagamentos e descargas elétricas.
Há um segundo aviso voltado a trechos de Amazonas (incluindo Manaus), Pará, Tocantins, Mato Grosso e Maranhão. Nesses locais, há uma escala de maior gravidade, de "perigo".
Nos quatro Estados, há possibilidade de ventos na casa de 100 km/h e precipitação de 100 mm por dia. Há risco de alagamentos, falta de luz e descargas elétricas.
Calor acima da média em janeiro
Para o mês de janeiro em geral, o Inmet prevê calor acima da média no País. Há a possibilidade de ocorrência de dias de "calor em excesso", principalmente no Norte.
O instituto também indica que as chuvas estarão entre a média climatológica e acima da média em grande parte do País, como São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, dentre outros Estados.
Há, também, a prospecção de acumulados abaixo da média histórica em partes de Rondônia, Maranhão, Bahia, Pará, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio Grande do Sul, dentre outros.