Maré astronômica provoca alagamentos no litoral de Santa Catarina; veja
Além do fenômeno, chuvas volumosas devem continuar na região
Ruas de cidades de SC são alagadas por conta de fenômeno maré astronômica.
A Defesa Civil de Santa Catarina registrou alagamentos provocados pelo fenômeno da maré astronômica em duas cidades do litoral do estado. Florianópolis e Itajaí, no litoral Norte, ficaram com algumas pistas cheias d'água.
As ocorrências foram registradas no último sábado, 25, na região do Rio Tavares, em Florianópolis, e na avenida Prefeito Paulo Bauer, em Itajaí. Segundo o órgão, os alagamentos foram causados pela força de ventos que atingiram a região somada à maré astronômica --fenômeno caracterizado pela subida e descida periódicas do nível do mar e de outros corpos de água, por causa da atração gravitacional exercida pela Lua e pelo Sol sobre a Terra.
O alerta de tempo instável continua para esta semana no litoral catarinense. Esta segunda-feira, 27, já tem tempo instável em quase todos os municípios do Estado. De acordo com o departamento de Monitoramento Meteorológico da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC), a formação de um ciclone extratropical no mar, próximo a costa do Sul do Brasil, volta a provocar chuvas e temporais em Santa Catarina.
Chuvas volumosas também são esperadas entre os planaltos, Vale do Itajaí e litoral catarinense. Até o momento, não há registros de transtornos provocados pelos fenômenos.