Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Onda de calor deve durar até o final de setembro

Termômetros podem ultrapassar os 43ºC em vários Estados do País

20 set 2023 - 17h54
(atualizado às 18h15)
Compartilhar
Exibir comentários
Pedestres enfrentam dia de sol e calor em pleno inverno na cidade de São Paulo
Pedestres enfrentam dia de sol e calor em pleno inverno na cidade de São Paulo
Foto: GABRIEL SILVA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

A intensa onda de calor que atinge o Brasil vai continuar, pelo menos até o fim de setembro. Ela está se espalhando pelo País e atingindo quase todas as regiões.

"Esta onda de calor teve início no dia 17 de setembro de 2023 e deve se prolongar pela primeira semana da primavera. Algumas áreas pelo interior do Brasil, em parte do Centro-Oeste, do Norte, do Nordeste poderão conviver com temperaturas muito altas até quase o fim de setembro", afirma a previsão da Climatempo. 

Após isso, a onda de calor estendida deve continuar pelo interior do País; as demais localidades voltaram às suas temperaturas ''normais''. Centro-Oeste, Distrito Federal, oeste e noroeste de Minas Gerais e áreas do Matopiba devem sentir o calor por mais dias e com mais intensidade. 

Por que está tão quente no Brasil no final do inverno? Por que está tão quente no Brasil no final do inverno?

"Esta onda de calor pode ser considerada de forte intensidade. Provavelmente poderá ser comparada a uma das ondas de calor mais intensas já vividas recentemente pelo Brasil, que foi durante a primavera de 2020", complementa a previsão. 

'Calorão'

As temperaturas já podem ficar perto de 40ºC nesta semana, com Mato Grosso do Sul e áreas de Mato Grosso podendo registrar máxima de 42ºC. O calor mais intenso é previsto para o dia 23, próximo sábado, quando as temperaturas podem chegar a 46ºC. 

Outras localidades do País também podem ultrapassar os 43ºC no mesmo período: Goiás, São Paulo, Mato Grosso e Tocantins. 

* Acompanhe mais notícias sobre o meio ambiente no Terra Planeta.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade