Onda de calor: Famosa pelo clima frio, Campos do Jordão (SP) registra temperatura recorde
Municípios brasileiros sofrem com a passagem da oitava onda de calor pelo país em 2023
O município de Campos do Jordão (SP) registrou nesta terça-feira, 14, a maior temperatura de sua história, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Por volta das 15h, os termômetros do instituto marcavam 31ºC na cidade do interior paulista. Além de Campos do Jordão, a onda de calor que atinge as cinco regiões brasileiras deve afetar cerca de 1,4 mil cidades do país nesta terça, aponta o Inmet.
• Calor histórico: O recorde de calor em Campos do Jordão, até então, era de 30,5ºC, registrado em setembro de 1961, há mais de 60 anos. As altas temperaturas são novidade para os moradores e turistas que visitam o município que fica no alto da Serra da Mantiqueira, em São Paulo, e é conhecido pelo frio durante o ano todo. Lá, a temperatura média é de 15ºC.
• Com refresco: Na Capital São Paulo, o forte calor deu uma trégua no período da tarde desta terça-feira. Após os termômetros registrarem 36,2ºC por volta das 11h na região de Interlagos, na Zona Sul, uma instabilidade no tempo fez com que as temperaturas baixassem para 23,2ºC por volta das 15h. Os índices de umidade relativa do ar subiram para 91%.
• RJ 50ºC: O calor também castigou os cariocas na manhã desta terça, quando a sensação térmica chegou ao recorde de 58,5°C no Rio de Janeiro. A medição foi feita pela estação do Alerta Rio em Guaratiba, na zona oeste da Capital fluminense. Naquele momento, às 9h15, os termômetros marcavam 35,5°C. A sensação termica é a maior desde que o Alerta Rio começou a realizar as medições.
• Novo recorde no DF: O Distrito Federal atingiu, pelo 2º dia consecutivo, o recorde de calor registrado em 2023, com a temperatura de 37,3ºC na região de Águas Emendadas. A alta superou a da última segunda-feira, 13, quando os termômetros chegaram a 37,2ºC.
• Calor no Centro-Oeste: A Capital Goiânia (GO) teve sua maior alta de temperaturas para o mês de novembro, com 39,2ºC, de sua história. O recorde quebra o registro de domingo, 12, até então o mais alto, com 38,7ºC medidos pelos termômetros do Inmet.
• Mudanças nas temperaturas: O Inmet alerta que a onda de calor ainda deve ser sentida na próxima quarta-feira, 15, mas a abrangência das áreas afetadas deve mudar. O calor segue monitorado pelo instituto. Em alguns municípios, principalmente dos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, as temperaturas máximas devem superar os 42°C na quarta.
Confira, abaixo os municípios com as temperaturas mais altas nesta terça-feira:
- Corumbá (MS): 43,3°C
- São Romão (MG): 42,3°C
- Nova Porteirinha (MG): 41,9°C
- Coronel Pacheco (MG): 41,5°C
- Seropédica (RJ): 41,3°C
- Água Clara (MS): 41,3°C
- Ibotirama (BA): 41,2°C