Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Por que capivaras estão sendo 'tatuadas' com corações em SP

Marcas são feitas com a raspagem do pelo dos animais e somem em três ou quatro meses; prefeitura diz que objetivo é identificar e monitorar animais recém-esterilizados

28 nov 2024 - 17h31
(atualizado em 29/11/2024 às 03h11)
Compartilhar
Exibir comentários

A prefeitura de Campinas, no interior de São Paulo, está "tatuando" com um desenho em forma de coração as capivaras do Parque Portugal, ou Lagoa do Taquaral, que são esterilizadas. O objetivo é marcar os animais que foram esterilizados recentemente e ajudar no monitoramento pós-operatório. A "tattoo" é feita com a raspagem dos pelos, não causa danos aos animais e some após três ou quatro meses.

A ação faz parte de um projeto da prefeitura de combate à transmissão da febre maculosa por meio da redução de nascimentos de filhotes de capivara e diminuição de entrada de novos animais da espécie no parque, já que as capivaras castradas não liberam hormônios de reprodução e, logo, não atraem parceiros externos.

  • A febre maculosa pode ocorrer quando um carrapato se alimenta do sangue de um animal infectado, como a capivara (entre outros), e depois pica uma pessoa. A capivara não transmite diretamente a doença.

"A castração é uma medida que promove o bem-estar dos animais, além de diminuir o risco de transmissão da febre maculosa. E o mais importante é que todas as capivaras também estão sendo microchipadas, permitindo que sejam acompanhadas por toda a vida", afirma o gestor ambiental e assessor do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA) de Campinas, Rodrigo Pires.

Até o momento, foram realizados procedimentos cirúrgicos de esterilização em 53 capivaras de dois grupos diferentes que vivem no Parque Portugal, segundo a prefeitura. "O DPBEA segue fazendo a ceva, captura e castração, uma vez que a população de capivaras varia de forma sazonal, em função dos picos de reprodução da espécie", diz o município.

Capivaras são marcadas com desenhos em forma de coração em Campinas (SP) para indicar que foram esterilizadas.
Capivaras são marcadas com desenhos em forma de coração em Campinas (SP) para indicar que foram esterilizadas.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Campinas / Estadão
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade