Redemoinhos de poeira se formam em várias cidades de Goiás
Fenômeno é comum na região durante essa época do ano, e, pela previsão do tempo, pode ser que continue a aparecer nos próximos dias
Com o forte calor e tempo seco, moradores de várias cidades de Goiás registraram formações de redemoinhos nos últimos dias. Imagens do fenômeno, em diferentes partes do estado, foram enviadas à TV Anhanguera, afiliada da Globo na região.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Na capital Goiânia, dois redemoinhos foram filmados em locais afastados do centro urbano, já próximo a estradas. Já em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana, um morador registrou um redemoinho próximo a residências.
Ambas as cidades estão sofrendo com altas temperaturas e baixa umidade. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), neste sábado, 14, Goiânia deve atingir a temperatura máxima de 37ºC, enquanto Aparecida de Goiânia, de 36ºC.
Com relação à umidade do ar, Goiânia pode registrar máxima de 60% e mínima de 15%. Já a cidade vizinha registrará números ainda menores, com umidade máxima de 50% e mínima de 10%.
A previsão para os próximos dias não possui muita alteração, ou seja, a condição meteorológica permanecerá propícia para a formação de redemoinhos.
O que é um redemoinho de poeira?
Redemoinhos de poeira são colunas de poeira que se levantam do chão girando. As dimensões (altura vertical e largura) são muito variáveis. Podem se estender por algumas centenas de metros acima do solo e até se mover de um local para outro, em curtas distâncias.
A temperatura do ar e do solo muito elevadas é o fator principal para a formação deste fenômeno e por isso podem surgir em meio ao fogo de queimadas.
A largura dos redemoinhos de poeira, em geral, é da ordem de algumas dezenas de metros. Alguns deles podem ser realmente densos, acumulando muita poeira que restringe a visibilidade no local que está ocorrendo. Outros são ralos e permitem até a visão por dentro da coluna de poeira.
No Brasil, é comum a formação de redemoinhos do tipo no fim do inverno e na primavera, nas áreas muito quentes e secas do interior do país, a exemplo do Centro-Oeste.