Rio Grande do Sul registra maior pedra de granizo da história do Brasil
De acordo com o Climatempo, tempestade em Bagé teve objeto de 14,6 cm
Qual foi a maior pedra de granizo que você já viu? O recorde no Brasil foi atualizado recentemente após uma tempestade em Bagé, no interior do Rio Grande do Sul, onde foi registrado um granizo de 14,6 cm, segundo informações do Climatempo.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O recorde anterior também era de chuvas no Sul. Em abril de 2023, Barra do Ribeiro teve um granizo de 13 cm caindo na cidade.
Nas imagens realizadas pelo PREVOTS, grupo de meteorologistas que trabalha para documentar, pesquisar e prever tempestades severas no Brasil, o granizo recorde foi comparado ao tamanho do ovo para facilitar a percepção da sociedade.
De acordo com os estudiosos, uma tempestade supercelular foi a responsável por produzir a pedra que caiu em Bagé em 25 de setembro. A supercélula se organizou no Uruguai e moveu-se pelo sul do Brasil, provocando granizo gigante em diferentes localidades do Rio Grande do Sul.
A formação do granizo ocorre dentro de nuvens de tempestade chamadas cúmulonimbus, onde as correntes de ar são tão intensas que levam gotas de água para regiões muito frias da atmosfera, fazendo com que congelem. Essas pedras de gelo, ao subirem e descerem dentro da nuvem, acumulam camadas de gelo até ficarem pesadas demais para serem sustentadas. O tamanho da pedra de granizo depende diretamente da força dessas correntes de ar. (*Com informações do Climatempo)