Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Rio Grande do Sul terá janela de bom tempo, mas queda brusca de temperatura preocupa

Onda de frio deve chegar na quarta-feira, o que pode agravar situações de hipotermia em população afetada pelos temporais

5 mai 2024 - 13h34
(atualizado às 13h56)
Compartilhar
Exibir comentários
Situação no Rio Grande do Sul
Situação no Rio Grande do Sul
Foto: MAX PEIXOTO/DIA ESPORTIVO

O Comando Militar do Sul informou que a previsão meteorológica é de uma janela de bom tempo na maior parte do Rio Grande do Sul entre este domingo, 5, e a próxima terça-feira, 7, o que é considerado "boa notícia". Deve haver, no entanto, chuvas nesta segunda-feira, 6, no extremo sul gaúcho .

O que preocupa o CMS, no entanto, é a previsão de queda de temperatura no Estado na quarta-feira, 8, o que pode agravar situações de hipotermia entre pessoas que necessitam de resgate. Em todo o Rio Grande do Sul, que enfrenta seu pior desastre climático, há relatos de áreas ilhadas e moradores em telhados à espera de ajudas.

Voluntários têm se organizado nas redes sociais para oferecer veículos, barcos e até jet skis para fazer salvamentos em Porto Alegre e na região metropolitana. Segundo as autoridades, as atenções estão voltadas principalmente para o resgate e para a distribuição de alimentos.

"Nosso foco agora passa a ser a distribuição de alimentos e donativos", disse o comandante militar do Sul, general Hertz Pires do Nascimento, designado representante do Ministério da Defesa no Estado.

Segundo o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), 70% da capital gaúcha está sem água. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), classificou a situação como "cenário de guerra".

A entrevista coletiva ocorre com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros, os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PDB-MG).

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade