SP tem alerta para calorão e temporais nos próximos dias; temperatura pode chegar a 38ºC
Defesa Civil emitiu alerta nesta segunda, 20. Chuvas no estado devem ser acompanhadas de raios e ventos fortes, característicos de dias de verão
A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta nesta segunda-feira, 20, para calor intenso e chuvas nos próximos dias em diferentes partes do território paulista. As máximas podem chegar a 38°C em algumas cidades da parte oeste e norte do Estado, enquanto na capital e na região metropolitana de SP, as altas temperaturas devem atingir os 34°C.
A expectativa, segundo o órgão, é que, até quarta-feira (22), o sol predomine com poucas nuvens pela manhã, resultando em uma elevação significativa das temperaturas. A partir de quarta-feira, a previsão é de aumento de nebulosidade e chuvas generalizadas, provocando uma queda nos termômetros.
"As temperaturas elevadas, associadas à alta umidade, trarão uma sensação de tempo abafado em todo o território paulista", informa a Defesa Civil, em nota.
As máximas por região
- Regiões de Araçatuba e Presidente Prudente - 38°C;
- Ribeirão Preto, Araraquara e Barretos - 37°C;
- Registro e São José do Rio Preto - 36°C;
- Baixada Santista, Campinas e Bauru - 35°C;
- Capital Paulista, Região Metropolitana de São Paulo e as regiões de São José dos Campos e Marília - 34°C;
- Sorocaba e Franca, previsão de 33ºC e para a região de Itapeva - 32°C.
Junto com o calor, são esperadas também pancadas de chuvas. Os temporais poderão ser acompanhados de raios e ventos fortes, em uma situação característica de dias de verão. De forma mais isolada, no sul do Estado, em divisa com o Paraná, poderá ser registrada também queda de granizo.
A previsão para esta terça-feira, 21, na capital, é de predomínio de sol e tempo abafado no início do dia, com as máximas alcançando os 32°C. À tarde, a chegada de uma brisa marítima pode provocar, junto com as altas temperaturas, pancadas de chuva de curta duração.
A Defesa Civil destaca que o excesso de chuvas pode causar transtornos em razão do solo encharcado, trazendo instabilidade e facilitando ocorrências de deslizamentos de encostas.
Para enfrentar o calorão, as recomendações são hidratação constate ao longo do dia, não se expor e fazer atividades físicas nos períodos mais quentes do dia, principalmente entre 10h e 16h; permanecer em locais sombreados, ventilados e comer comidas leves, frescas e com alto teor de água na sua composição (frutas e saladas).
Crianças e idosos, que sofrem mais com as altas temperaturas, devem ter a atenção redobrada.