Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Surgimento de 'gosmas' brancas em praias do Canadá intriga moradores e cientistas

"Moro aqui há 67 anos e nunca vi nada assim, nunca", disse um morador da região; várias teorias foram levantadas, mas todas descartadas

17 out 2024 - 09h10
(atualizado às 10h26)
Compartilhar
Exibir comentários
Surgimento de 'gosmas' brancas em praias do Canadá intriga moradores e cientistas
Surgimento de 'gosmas' brancas em praias do Canadá intriga moradores e cientistas
Foto: Reprodução/Facebook/Philip Grace

O surgimento de massas brancas, viscosas por fora e esponjosas por dentro, nas praias de Newfoundland, no Canadá, tem intrigado moradores e cientistas marinhos da região nos últimos meses, segundo o jornal The Guardian

De acordo com o jornal, o primeiro registro da "gosma" foi feito por um homem chamado Philip Grace em um grupo nas redes sociais dedicado à coleta de vidro marinho. Ele publicou registros da massa branca e disse que elas variavam em tamanho. 

Dave McGrath, morador de Patrick's Cove, também contou que viu muitas delas espalhadas pelas praias. "Pareciam uma panqueca antes de você virá-la, quando tem aquelas pequenas bolhas com covinhas. Eu cutuquei algumas com um pedaço de pau e elas estavam esponjosas e firmes por dentro. Moro aqui há 67 anos e nunca vi nada assim, nunca."

"Eles mandaram a Guarda Costeira e eu perguntei o quão ruim era. Eles me disseram que tinham 46 km de litoral cheios dessa coisa e não tinham ideia do que era", acrescentou McGrath.

Ao longo dos meses, várias especulações do que poderia ser foram feitas nas redes sociais e por moradores. Algumas pessoas achavam que se tratava de esponjas do mar, já outras diziam ser mofo ou cera de parafina. Até o momento, no entanto, todas as teorias foram descartadas. Os cientistas ainda não sabem dizer o que são as massas brancas e uma bateria completa de testes pode levar meses.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade