Temporal no RS: grupo de surfistas de Pedro Scooby encontra jacaré durante resgate em cidade inundada
Grupo de resgate organizado por surfistas atua para retirar pessoas e animais de áreas alagadas na região metropolitana de Porto Alegre
O grupo de surfistas que se uniu para atuar no resgate de pessoas e animais ilhados no Rio Grande do Sul se deparou com um dos perigos trazidos pelas inundações nesta terça-feira, 7. Em Eldorado do Sul, os voluntários relatam ter se deparado com muitos jacarés nadando pelas ruas alagadas.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Pedro Scooby, Lucas Chumbo, Iankel Noronha e outros surfistas de ondas gigantes viajaram por cerca de 20 horas com destino à região metropolitana de Porto Alegre. O grupo usa equipamentos próprios, incluindo jet-skis, para ajudar no resgate de moradores e animais.
Mais cedo nesta terça-feira, o líder do grupo de surfistas, conhecido como Quinho, compartilhou relatos de avistamentos de jacarés nas ruas de Eldorado do Sul. A esposa dele, a influenciadora Gretha, publicou as fotos dos répteis e fez alertas para a população.
"Avisem todos que ainda tiverem contato nas casas. Todos! Precisa evacuar a cidade", escreveu Gretha. Ela também compartilha vídeos de resgates feitos pelo marido e informações sobre doações, abrigos e necessidades da população afetadas pelos temporais.
O Terra questionou a Defesa Civil sobre o caso, mas não obteve retorno. O espaço segue aberto para manifestação.
Temporal no RS
Subiu para 95 o número de óbitos registrados em decorrência das enchentes no Rio Grande do Sul, segundo o boletim da Defesa Civil divulgado às 18h desta terça-feira.
Com relação aos desaparecidos, o número permaneceu em 131. Até o momento, há o registro de 1.443.950 pessoas afetadas pelo desastre em 401 municípios. Destes, 48.799 estão em abrigos, 159.036, desalojados, e 372, feridos.
A Defesa Civil investiga ainda a causa de outros quatro óbitos que podem ter relação com as enchentes, nas cidades de Caxias do Sul, Pinhal Grande, Santa Maria e Três Coroas.
Nível dos rios
O governo do Rio Grande do Sul também divulga diariamente, em dois horários, a medição do nível dos rios. A comparação com a medição anterior mostra que o nível da água tem caído muito lentamente.
- Guaíba - Porto Alegre – 5,22 metros (redução de 0,05 m em comparação com 8h)
- Sinos - São Leopoldo - 7,12 metros (redução de 0,15 m em comparação com 8h)
- Gravataí - Passo das Canoas - 6,19 metros (redução de 0,03 m em comparação com 8h)
- Rio Taquari - Estrela – 15,05 metros (redução de 4,18 m em 24h)
- Rio Uruguai - Garruchos – 16,59 metros (redução de 0,44 m em comparação com 8h; nível de inundação é 15 m)