Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Temporal no RS: Guaíba supera nível máximo histórico e ameaça comportas em Porto Alegre

Guaíba chegou a 4,77 metros na noite desta sexta-feira, 3, superando o recorde histórico de 4,76 metros, registrado em 1941

3 mai 2024 - 23h02
(atualizado às 23h15)
Compartilhar
Exibir comentários
Centro de Porto Alegre sofre com alagamentos após cheia histórica do Guaíba
Centro de Porto Alegre sofre com alagamentos após cheia histórica do Guaíba
Foto: DONALDO HADLICH /CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO

O Rio Guaíba atingiu, na noite desta sexta-feira, 3, o maior nível já registrado desde o início das medições. De acordo com o Sistema Nacional de Informações Sobre Recursos Hídricos (SNIRH), o corpo hídrico chegou a 4,77 metros de altura, superando o recorde histórico de 4,76 metros, registrado em 1941. 

Em meio ao temporal que atinge o Sul do Brasil e, em especial, o Rio Grande do Sul, as cheias do Guaíba ameaçam a região metropolitana de Porto Alegre. Na capital, autoridades alertam para o risco de que a água possa romper as comportas e causar ainda mais estragos, principalmente no centro da cidade. 

Desde a enchente histórica, há 83 anos, essa é apenas a quarta vez que o rio ultrapassa a cota de inundação estabelecida em 3 metros.

O aumento do nível do Rio Guaíba é considerado 'sem precedentes', conforme explicou o governador Eduardo Leite (PSDB) mais cedo nesta sexta-feira. Segundo o chefe do Executivo estadual, a previsão é de que o corpo hídrico supere os 5 metros de altura. 

Nível de rio sobe e faz água invadir rodoviária de Porto Alegre:

"Há um sistema de proteção, com dique e um muro. Mas esse dique e o muro vão ser colocados à prova neste momento crítico. Mesmo que a gente tenha sistema de proteção e confie, não dá para deixar de alertar que podem ter consequências na área central da cidade e em todo o 4º Distrito", explicou Leite. 

As cheias do Guaíba provocam estragos em Porto Alegre desde a última quinta-feira, 2. As inundações afetaram parte do centro histórico, na região do Cais Mauá. Em decorrência das chuvas, o Aeroporto Salgado Filho, de Porto Alegre, suspendeu, na noite desta sexta-feira, pousos e decolagens

No painel de voos do aeroporto, algumas companhias mantiveram voos que estão previstos para o início da manhã de sábado, 4, enquanto outras optaram por já cancelarem estes.

Rio Guaíba transborda e águas invadem Cais Mauá no RS:

Temporal no RS

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul divulgou, no fim da tarde desta sexta-feira, novo balanço sobre o temporal que atinge o Estado. De acordo com o órgão, foram contabilizadas 39 mortes e 68 pessoas desaparecidas. Ao todo, 265 cidades foram afetadas até o momento pela pior catástrofe climática do Estado.

Os municípios continuam em alerta em razão de mais danos, assim como necessidade de orientação para que a população deixe áreas consideradas de risco.

Apenas nesta sexta, a Defesa Civil emitiu quatro alertas de inundações de rios no Estado. Já são 265 cidades afetadas pelas enchentes, 8.168 desabrigados e mais de 24 mil desalojados. 

7 a cada 10 brasileiros já foram impactados por evento extremo associado à mudança climática 7 a cada 10 brasileiros já foram impactados por evento extremo associado à mudança climática

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade