Tornado deixa rastro de destruição em Cascavel (PR); veja fotos e vídeo
Na categoria em que foi classificado, os ventos são estimados entre 181 km/h e 253 km/h
Um tornado deixou um rastro de destruição na cidade de Cascavel, no oeste do Paraná, na manhã desta quarta-feira, 4. Inicialmente, a Defesa Civil do município chamou a situação de "vendaval com características de tornado", mas a confirmação do fenômeno climático foi dada pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
Segundo o órgão, a análise de que se tratava de um tornado ocorreu a partir dos estragos causados pelos ventos, além dos dados fornecidos pelo radar meteorológico. "Nós podemos classificar esse tornado como um tornado de categoria F2, numa escala que vai de F0 a F5", afirmou o técnico do Simepar, em vídeo. Nessa categoria, os ventos são estimados entre 181 km/h e 253 km/h.
Ainda de acordo com o técnico, a instabilidade no tempo foi notada na região oeste, passando pela região central e, agora, se encaminha para o Estado de São Paulo.
Em Cascavel, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros montaram bases de apoio para atender a população. "A população que pode vir na Defesa Civil retirar lonas. A orientação de segurança no momento é tomar muito cuidado com os fios que caíram, com os postes que caíram", disse o coordenador da Defesa Civil, Márcio Ribeiro.
O prefeito Leonado Paranhos pediu para que as pessoas tenham cuidado com estruturas que possam ter ficado danificadas. "Talvez o muro naquele momento do vento não caiu, mas ele pode cair daqui a pouco", disse.