Tubarão em risco de extinção é visto no mar de Ipanema, no Rio de Janeiro; veja vídeo
Pesquisador afirma que espécie não oferece risco aos mergulhadores
Um tubarão mako foi flagrado na segunda-feira, 24, entre a Praia de Ipanema e as Ilhas Cagarras, no Rio de Janeiro. Esta foi a primeira vez em que a espécie, que está ameaçada de extinção, foi vista em águas urbanas na capital carioca.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
As imagens raras foram registradas pelo instrutor de mergulho Andrew Macau. Ele afirmou que estava levando mergulhadores em um barco para as Ilhas Cagarras, quando notou as nadadeiras do animal. "Observamos uma nadadeira vindo em nossa direção, paramos a embarcação e, em uma surpresa, esse animal veio até nos", disse.
No vídeo compartilhado por Macau, é possível ver que os mergulhadores mantêm uma distância do tubarão, ao mesmo tempo em que o animal nada tranquilamente entre eles. Veja:
De acordo com o Instituto Mar Urbano (IMU), o tubarão mako é conhecido por sua velocidade de 70 km/h e é um predador essencial para o equilíbrio marinho. "Não é uma notícia pra gente ficar com medo ou casar alarde. O Rio de Janeiro tem um histórico quase zero de incidentes com tubarões", explicou Ricardo Gomes, diretor do IMU.
O instituto também destacou que os riscos na interação entre humanos e o tubarão mako são baixos, enquanto a ameaça à sobrevivência dos tubarões é alarmante: cerca de 80 milhões são mortos anualmente. "Preservar essas espécies é essencial para a saúde dos oceanos", destacou.