Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Último fim de semana de primavera pode ter pico de calor no RS, MT e MS

Último fim de semana da primavera de 2023 poderá ter recordes históricos de calor em Porto Alegre, Cuiabá e em Campo Grande.

16 dez 2023 - 05h58
(atualizado às 09h01)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Climatempo

A onda de calor que se espalhou sobre o Brasil  nos últimos dias deve ter seu pico neste fim de semana elevando ainda mais as temperaturas no país. 

O calor intenso marca o último fim de semana da primavera.  O verão terá início oficialmente no dia 22 de dezembro,  à 00h27, pelo horário de Brasília.

Esta é a quinta onda de calor consecutiva e abrangente que o Brasil vive no segundo semestre de 2023. A temperatura sobe neste fim de semana em todas as Regiões.

Estados que poderão registrar 40°C ou mais no fim de semana, 16 e 17 de dezembro de 2023:  Rio Grande do Sul (SC), Paraná (PR), São Paulo (SP), Minas Gerais (MG), Mato Grosso do Sul (MS), Mato Grosso (MT), Goiás (GO), Bahia (BA), Ceará (CE), Piauí (PI) e Maranhão (MA).

Possibilidade de recordes históricos de calor

Recordes históricos de calor para dezembro poderão ocorrer em Porto Alegre, Cuiabá e em Campo Grande. Estas três capitais terão calor no dígito de 40°C.

Porto Alegre e Campo Grande podem bater o recorde histórico de calor para um dia de dezembro e também para o ano de 2023. Cuiabá deve bater o recorde de maior temperatura em dezembro, com temperatura de até 42°C  no fim de semana.

El Niño

Não se produz tanto calor assim sem ter por base algo maior, uma condição de aquecimento extremo global, no ar e no mar.

Esse calor será levado para parte do ano de 2024. A atmosfera e o oceano não mudam suas características "na chave ou no clique". Serão meses para suavizar a quentura.

O mais recente (14/12/23) relatório da NOAA sobre o EL Niño confirmou a expectativa de que este episódio deve chegar o fim no decorrer do outono do Hemisfério Sul, a partir de abril de 2024.

Onda de calor: ar-condicionado faz mal aos pets? Onda de calor: ar-condicionado faz mal aos pets?

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade