Nuvens com formato incomum chamam a atenção de pescadores nos EUA; veja
Vídeo viralizou nas redes sociais e deixou os internautas curiosos e cheios de teoria: "Será que são OVNIs?"
Nuvens com formatos de “disco” foram registradas por pescadores na cidade de Key West, na Flórida, Estados Unidos, que despertaram a curiosidade dos internautas. Essas formações são conhecidas como “nuvem perfurada” e são formadas a partir de um super-resfriamento.
Nuvens com formatos de "disco" foram registradas por pescadores na cidade de Key West, na Flórida, Estados Unidos. Nas imagens, que foram feitas no mar, é possível ver vários círculos no céu. A publicação está com mais de 4 milhões de visualizações e despertou a curiosidade dos internautas.
"Cara, olha essas nuvens. O que está acontecendo? O que é isso?", questiona o pescador que está filmando. Outro responde: "Olha ali, tem um círculo, parece estar faltando algum pedaço ou algo assim".
Nos comentários, as teorias pipocaram. Alguns se lembraram do anime One Piece e outros disseram ser obras de aliens. Porém, essa não é a primeira vez que nuvens assim surgem.
Em dezembro do ano passado, outra dessas foi registrada por telespectadores da emissora americana 'KY3 News' e foi compartilhada pelo escritório do Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos em Springfield, que explicou o que é.
"Esta é uma 'nuvem perfurada' ("hole punch clouds"). Isso pode ser causado por aviões passando por uma nuvem e fazendo com que as gotículas de água super-resfriadas na nuvem evaporem ou congelem repentinamente e comecem a cair, deixando para trás um buraco na nuvem", explicou.
De acordo com o serviço de meteorologia MetSul, as nuvens perfuradas geralmente têm forma circular ou oval bem definida, que podem ser grandes e frequentemente visíveis do solo.
"Estas nuvens furadas do tipo 'hole punch clouds' são frequentemente associadas a certas condições meteorológicas, incluindo nuvens de médio a alto nível, como Altocumulus ou Cirrocumulus. A presença de gotículas de água super-resfriada e as temperaturas adequadas são cruciais para a formação de nuvens", explicou a MetSul.
Embora sejam incomuns, elas não são raras. Essas nuvens são documentadas com mais frequência nos Estados Unidos, onde o clima é mais frio e o tráfego aéreo é um dos mais movimentados do mundo.
The @KY3StormTeam sent us some photos that a couple of viewers sent in yesterday:
This is a "hole punch cloud". These can be caused by airplanes passing through a cloud & causing the supercooled water droplets in the cloud to suddenly evaporate or freeze & begin to fall.. (1/2) pic.twitter.com/zji81IWsUH
— NWS Springfield (@NWSSpringfield) December 20, 2023