Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

O que é energia fotovoltaica e como ela funciona

Sistema de geração de energia é uma ótima opção quando falamos em sustentabilidade, pensando em economizar recursos e dinheiro

25 nov 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Painéis de energia fotovoltaica
Painéis de energia fotovoltaica
Foto: Getty Images/yangna

A energia fotovoltaica é uma opção alternativa e econômica para a geração de eletricidade. Seu fornecimento ocorre por meio da captura de raios solares com painéis compostos por células fotovoltaicas, que promovem a conversão do calor em energia.

O destaque deste tipo de energia fica por conta da produção limpa e renovável, sem a dependência de combustíveis fósseis. Durante seu uso, também é notável a ausência de emissão de gases poluentes na atmosfera.

O uso de energia fotovoltaica, no entanto, carrega alguns pontos que podem ser considerados negativos. O principal deles é o alto custo de instalação.

O que é energia fotovoltaica?

A energia fotovoltaica é a eletricidade adquirida por meio da luz solar. Esse processo se dá por meio da captura de raios solares com painéis compostos por células fotovoltaicas (solares), feitas de silício. Neste caso, quanto maior a irradiação solar, maior será a quantidade de energia gerada.

A instalação desses painéis pode ser realizada tanto em casas quanto em grandes centrais. 

Como funciona a energia fotovoltaica?

No processo de geração da energia fotovoltaica, os fótons da energia solar são capturados pelas células fotovoltaicas das placas e convertidos em energia elétrica. Isso força a movimentação dos elétrons e cria a corrente elétrica, que irá substituir a energia ‘tradicional’. 

É importante ressaltar, porém, que nem toda energia solar é fotovoltaica, embora essa seja a mais comum. O que a distingue das outras é justamente a necessidade do efeito fotovoltaico, como o próprio nome diz.

Quais as vantagens e desvantagens da energia fotovoltaica?

Assim como qualquer outra fonte de eletricidade, a energia fotovoltaica tem seus prós e contras. Pelo lado positivo, o destaque fica por conta de sua geração limpa e sustentável, sem a emissão de gases poluentes na atmosfera durante o uso. 

Além disso, ela não emite poluição sonora. Para quem optar por instalá-la, o gasto com a conta de luz pode ser até 90% menor do que com outras fontes de geração de eletricidade, junto com uma valorização do imóvel. Com os painéis solares, você também alcança áreas afastadas, que outros modelos podem não chegar com a mesma facilidade.

Essas vantagens, no entanto, são acompanhadas de alguns pontos negativos da energia fotovoltaica. O principal deles é o alto custo de instalação. Ao mesmo tempo, a dependência da irradiação solar faz com que ele não gere energia durante a noite, bem como em períodos de alta nebulosidade. 

Quais são os impactos da energia fotovoltaica no meio ambiente?

O principal impacto ambiental negativo da energia fotovoltaica é visto na fabricação dos painéis, que utilizam materiais como alumínio, plástico e vidro. Durante o processo de extração dessas substâncias, o impacto pode ser visto com a emissão de gases do efeito estufa, por exemplo. 

Além disso, o descarte incorreto ao fim da vida útil dos painéis de energia fotovoltaica pode causar danos ao meio ambiente. Além dos materiais citados anteriormente, produtos químicos da composição das peças podem atingir a água e o ar.

Por outro lado, o impacto positivo fica por conta da ausência de emissão de gases do efeito estufa durante o uso dos painéis para o fornecimento de energia fotovoltaica. Seu uso também impede a extração de recursos naturais não renováveis como carvão e petróleo.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade