Script = https://s1.trrsf.com/update-1729514441/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

O que são recursos naturais, seus tipos e sua importância

Recursos naturais são elementos extraídos da natureza, que suprem as necessidades humanas

30 out 2024 - 05h01
Compartilhar
Exibir comentários
Recursos naturais são elementos extraídos da natureza
Recursos naturais são elementos extraídos da natureza
Foto: Getty Images/jiande wu

Os recursos naturais são elementos encontrados na natureza e que atendem às necessidades dos seres vivos. Sua utilização é feita tanto para o bem-estar no dia a dia quanto para o desenvolvimento econômico e industrial.

Mesmo com a importância da exploração, eles devem ser bem administrados e preservados. Isso porque são divididos em dois tipos: os renováveis, que se regeneram na natureza, e os não renováveis, que são limitados e podem acabar.

Da atmosfera até a litosfera, os recursos naturais são encontrados nas diferentes camadas do Planeta Terra. Mas isso não significa que eles são bem distribuídos e igualmente acessíveis a toda a população. Por isso, o uso e a exploração destes elementos é diariamente alvo de debates geopolíticos ao redor do mundo.

O que são recursos naturais?

Recursos naturais são elementos fornecidos pela natureza que servem para atender às necessidades humanas e de outros seres vivos. Seu uso pode ser feito tanto em atividades econômicas como pessoais.

Alguns exemplos dessa utilização podem ser vistos na geração de energia, produção de matéria-prima, alimentação e, também, no desenvolvimento da sociedade. Por isso, sua disponibilidade é de extrema importância para a manutenção da vida no Planeta Terra. 

Embora sejam encontrados nas diferentes camadas do planeta, nem sempre são igualmente acessíveis. Um exemplo disso é o petróleo. Estratégica para a evolução da sociedade, a substância tem suas reservas concentradas em poucos países. A disputa pelo controle deste recurso natural ainda gera discussões geopolíticas ao redor do mundo. 

Recursos renováveis e não renováveis

A origem dos recursos naturais não garante que todos estarão sempre disponíveis. Eles são separados em dois grupos: os renováveis e não renováveis.

Os recursos naturais renováveis são aqueles que não acabam. Ou seja, eles se renovam de maneira natural ou pela ação do homem em uma quantidade acima do que é consumido. Mesmo assim, é importante administrar o uso destes recursos.

Água, vento (energia eólica), vegetais, animais, madeira e energia geotérmica são alguns dos exemplos mais famosos. Além da vantagem de se renovarem, esses recursos também são considerados mais sustentáveis e causam menor impacto ao meio ambiente.

Por outro lado, os recursos naturais não renováveis são aqueles que possuem reserva limitada e não se renovam de maneira tão simples. A regeneração destes até pode acontecer, mas em uma escala de tempo geológico. 

Desta forma, eles devem ser ainda mais controlados do que os renováveis. O carvão e o petróleo são exemplos de não renováveis. Devido à escassez, esse grupo costuma ser alvo de debates geopolíticos.

Recursos naturais são elementos extraídos da natureza
Recursos naturais são elementos extraídos da natureza
Foto: Getty Images/Anton Petrus

Tipos de recursos naturais

Os recursos naturais são divididos em quatro tipos: hídricos, minerais, biológicos e energéticos. Essa diferenciação é baseada principalmente na origem dos materiais.

Hídricos: os recursos naturais hídricos são aqueles oriundos da água. Pode ser encontrado em rios, lagos, reservatórios, oceanos, aquíferos subterrâneos, etc. Embora 71% da superfície da Terra seja coberta por água, 96,5% dessa quantidade está nos oceanos (água salgada). Embora tenha outras funções, esta é imprópria para o consumo humano.

O uso deste tipo de recurso natural é feito na agricultura, indústria, geração de energia (hidroelétricas) e manutenção da biodiversidade, além, é claro, do consumo. Apesar de renovável, deve ser bem administrado para evitar períodos de escassez.

Minerais: esses recursos minerais são definidos como não renováveis, já que levam milhares de anos para voltar à natureza. Presentes na litosfera, são explorados por meio da ação humana. 

São divididos em metálicos (ferro, alumínio, chumbo, ouro, prata, etc) e não metálicos (enxofre, fosfato e rochas). O uso destes recursos se dá principalmente na indústria, seja de acessórios, veículos, eletrodomésticos ou outras.

Biológicos: são aqueles obtidos por meio da vegetação e de seres vivos. Podem ser utilizados na alimentação, medicina, construção e em outros setores. As árvores são os principais exemplos. Apesar da capacidade de se renovarem, é preciso atenção com a administração deles.

Energéticos: os recursos naturais energéticos são os capazes de fornecer energia, como o próprio nome diz. Gás natural, petróleo e carvão mineral são alguns dos exemplos. Elementos de outras categorias também podem fazer parte desta. 

Importância dos recursos naturais

Os recursos naturais são fundamentais para a sobrevivência e desenvolvimento dos seres humanos. Além da importância para a manutenção da biodiversidade, são utilizados para a indústria de diferentes setores e principalmente para a geração de energia.

Devido a sua distribuição e certa escassez em alguns lugares do Planeta Terra, os recursos naturais são alvos de debates geopolíticos todos os dias. Mesmo que sua exploração seja fundamental para a economia, a boa administração e utilização correta não podem ser deixadas de lado.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade