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"O que tem de problema na cidade hoje é por conta da ineficiência da Enel", diz Nunes após temporal em SP

Prefeito de São Paulo cancelou agenda que teria no Santuário Nacional de Aparecida neste sábado para acompanhar trabalhos de zeladoria

12 out 2024 - 12h39
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Um temporal com ventania atingiu diversas cidades paulistas no fim da tarde e início da noite desta sexta-feira, 11. Queda de árvore na Rua Kaoro Oda, perto da Subprefeitura do Butanta e do Metro Vila Sônia, na Zona Oeste
Um temporal com ventania atingiu diversas cidades paulistas no fim da tarde e início da noite desta sexta-feira, 11. Queda de árvore na Rua Kaoro Oda, perto da Subprefeitura do Butanta e do Metro Vila Sônia, na Zona Oeste
Foto: Werther Santana/Estadão / Estadão

O prefeito de São Paulo e candidato à reeleição pelo MDB, Ricardo Nunes, cancelou a agenda que teria neste sábado, 12, na Missa no Santuário Nacional de Aparecida, para acompanhar as equipes de zeladoria que trabalham para reestabelecer serviços na capital paulista, atingida por um forte temporal. Nunes criticou a "ineficiência da Enel" em agir rapidamente e minimizar os transtornos causados pelas chuvas e ventos da noite desta sexta-feira, 11. A tempestade causou ao menos sete mortes, segundo a Defesa Civil.

Ricardo Nunes esteve na Central de Monitoramento do Smart Sampa, no Centro da capital de São Paulo, onde atendeu jornalistas.

"Estou desde ontem falando (com a Enel). Virei a noite inteira acompanhando essa tempestade (...) O que a gente tem de problema na cidade hoje é por conta da ineficiência da Enel", criticou Nunes.

Ricardo Nunes critica Enel após 'ineficiência' em minimizar transtornos em temporal
Ricardo Nunes critica Enel após 'ineficiência' em minimizar transtornos em temporal
Foto: Marcela Coelho/Terra

Segundo o prefeito, a capital paulista amanheceu com "960 mil unidades consumidoras sem energia na cidade, 17% do total. Essas questões foram ocasionadas por conta de problemas em 17 estações de Enel, que inclusive não ficam na cidade de São Paulo, e foram atingidas". Além disso, 168 semáforos estão inoperantes, "todos eles por falta de energia, por conta da Enel".

Durante a manhã, a companhia informou ter restabelecido a energia para cerca de 500 mil clientes, após a forte chuva do que atingiu a área de concessão à noite de ontem. Às 20h de sexta, 2,1 milhões de clientes tiveram o serviço afetado. Já no sábado, eram cerca de 1,6 milhão de clientes ainda impactados.

O temporal provocou 386 ocorrências de queda árvores ou de galhos. Deste total, 40% já foram retiradas. "60% (232 árvores) não estão resolvidas também por dependência da Enel, para fazer o desligamento de energia. Nós temos o nosso plano de contingência em pleno vigor. São mais de 4 mil homens atuando na cidade. Em todas as ruas que as Prefeitura visita, é de forma muito rápida e objetiva".

Árvores caíram durante temporal na capital paulista
Árvores caíram durante temporal na capital paulista
Foto: Reprodução/X @enelclientesbr

Adversário de Nunes na corrida pela Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL), publicou um vídeo em seu perfil no Instagram, em que mostra uma árvore caída na região do Morro da Lua, na zona sul. Além disso, afirmou estar sem luz na própria casa, no bairro do Campo Limpo por mais de doze horas. "3 anos e meio sem prefeito. São Paulo não merece tanto descaso", escreveu na legenda de uma das postagens.

A campanha de Nunes respondeu as críticas. "Quase 100 cidades foram atingidas pelo temporal. (...) Enquanto o deputado só reclama, o prefeito Ricardo Nunes trabalha. Enquanto Boulos tenta de maneira insensível e oportunista lucrar com a tragédia, o prefeito cobra a Enel junto ao governo federal. Foi assim em todos os outros erros da Enel. Ricardo Nunes já pediu a rescisão desse contrato; o deputado e o governo federal nada fazem e ainda falam em renovar a concessão", disse.

Guilherme Boulos criticou a gestão de Ricardo Nunes e da Enel
Guilherme Boulos criticou a gestão de Ricardo Nunes e da Enel
Foto: Reprodução/Instagram

"Se fosse comigo, já tinha tirado (a concessão da Enel) há muito tempo", concluiu Nunes citando a falta de manutenção em áreas onde há linhas de alta tensão da companhia.

Na manhã deste sábado, a Enel Distribuição São Paulo informou ter restabelecido a energia para cerca de 500 mil clientes, após a forte chuva do que atingiu a área de concessão à noite de sexta. Às 20h, 2,1 milhões de clientes tiveram o serviço afetado, sendo que, no momento, são cerca de 1,6 milhão de clientes impactados.

Segundo a companhia, um plano de emergência foi acionado de imediato e cerca de 800 equipes (1,6 mil técnicos) estão em campo. "Ao longo do dia, a empresa mobilizará cerca de 2500 técnicos. Em alguns locais, trechos inteiros da rede foram danificados e será preciso reconstruir quilômetros de rede, trocar postes, transformadores e outros equipamentos. A companhia está disponibilizando cerca de 500 geradores para os casos mais críticos e reforçou os canais de atendimento. Dois helicópteros estão percorrendo as linhas de alta tensão para identificar falhas em locais de difícil acesso", diz a nota enviada ao Terra.

A Enel orientou que os clientes priorizem os canais digitais para abrirem chamados: 

SMS: envie gratuitamente mensagem de texto do seu celular para o número 27373 com a palavra luz e o número da instalação que está sem energia. Exemplo: luz 012345678. Pelo aplicativo da enel, site enel.com.br e Whatsapp: (21) 99601-9608.

Fonte: Redação Terra
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