Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Oceano Pacifico em perigo! Vídeo mostra 11 toneladas de plástico retiradas de mar em uma semana

Ação foi realizada pela The Ocean Cleanup e divulgada nas redes sociais; veja imagens

20 ago 2023 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
ONG remove quantidade recorde de plástico do oceano com uso de tecnologia inovadora:

Um vídeo que circulou pelas redes sociais na última semana mostra uma enorme quantidade de lixo retirada do Oceano Pacífico. 

As imagens da ação promovida pela organização The Ocean Cleanup impressionam. Em uma semana, foram coletadas mais de 11 toneladas de plástico na região conhecida como Grande Mancha de Lixo, situada entre o Havaí e a Califórnia, nos Estados Unidos. (Veja o vídeo acima)

A organização sem fins lucrativos foi criada com o objetivo de remover 90% da poluição plástica oceânica flutuante. E, de acordo com a Ocean Cleanup, os detritos plásticos marinhos se acumulam principalmente em cinco áreas de concentração de resíduos oceânicos, sendo a maior delas a Grande Mancha de Lixo. 

Por não possuir uma superfície firme com limites definidos, é difícil estabelecer as dimensões exatas desse mar de lixo.  Alguns pesquisadores estimam que a Grande Mancha poderia cobrir uma área entre 400.000 km2 (o tamanho do Paraguai) e 2.000.000 km2 (quase tão grande quanto o México). Outros especulam que poderia até ser maior do que o Brasil. 

Barreira flutuante de contenção de detritos no Havaí
Barreira flutuante de contenção de detritos no Havaí
Foto: Foto:Istock

Para resolver essa situação, como aponta a entidade, é necessário não apenas evitar a introdução adicional de plástico nos oceanos, mas também realizar a remoção do plástico que já está presente neles.

A publicação já atingiu mais de 1.2 milhões de usuários somente no TikTok e a postagem recebe diversas mensagens de apoio e indignação.

“Meu Deus, não dá pra acreditar que fizemos isso. Obrigada, obrigada, obrigada por esse trabalho, Deus abençoe”, comentou uma seguidor. "As pessoas só dão valor quando não tem mais", disse outro perfil.

Perigo para espécies marinhas 

Quando decomposto pela ação do sol e do mar, o plástico se desintegra em micropartículas, que são confundidas com alimentos e ingeridas por espécies marinhas.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), oito milhões de toneladas de plástico vão parar nas águas dos oceanos por ano, levando 100 mil animais marinhos à morte. Caso o ritmo de consumo continue o mesmo, estima-se que em 2050 pode haver mais plástico do que peixes nos oceanos.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade