Onça vulnerável a extinção morre após ser atropelada e agonizar em estrada no litoral de SP
Animal foi retirado da pista por populares e recolhido por uma equipe da 5ª Companhia da Polícia Militar Ambiental Marítima, em Cananéia
Uma onça-parda morreu após ser atropelada e agonizar em uma estrada de Cananéia, no litoral de São Paulo, na tarde desta quinta-feira, 28. Ao Terra, a 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima confirmou a ocorrência e informou que retirou o animal do local já sem vida.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O caso aconteceu na tarde desta quinta, na altura do Km 8 da Estrada Municipal Prefeitura José Herculano Oliveira Rosa, entre os municípios de Cananéia e Pariquera-Açu, no Vale do Ribeira. Um vídeo que circulou nas redes sociais mostra o momento em que populares avistam o animal caído sobre a pista.
Rapidamente, dois homens param no acostamento e vão até à onça, que apesar do ferimento grave, ainda apresenta sinais de vida. A dupla, então, a retira da pista e deixa o animal à beira da via. Pouco depois, a PM foi acionada no local.
O Terra apurou que uma equipe da 5ª Companhia da Polícia Militar Ambiental Marítima, do 3°BPAmb, atendeu à ocorrência e encontrou a onça já sem vida na beira da estrada. Também não havia ninguém próximo ao local do acidente.
De lá, os militares recolheram o corpo da onça ao Instituto de Pesquisas de Cananéia (IPeC), onde o cadáver passará por exames. Até o começo da noite desta quinta-feira, a ocorrência ainda estava em andamento.
Desde 2014, as onças-pardas são consideradas 'vulneráveis' e estão na lista de animais ameaçados do Brasil, feita pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Além de atropelamentos, a fragmentação de habitat e caça ilegal são as principais ameaças à espécie.