Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Documentário feito na Amazônia é redescoberto após 100 anos

“Amazonas, Maior Rio do Mundo”, que havia sido roubado de Silvino Santos e até então estava perdido, será exibido pela 1ª vez no Brasil

21 nov 2023 - 12h12
Compartilhar
Exibir comentários
Documentário feito na Amazônia é redescoberto após 100 anos:

Primeiro filme realizado na Amazônia é redescoberto após 100 anos e terá exibição pela primeira vez no Brasil na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, nesta quarta-feira, dia 22, às 20h. A entrada é gratuita.

'Amazonas, Maior Rio do Mundo', que o cineasta e fotógrafo luso-brasileiro Silvino Santos filmou em 1918, foi encontrado no começo deste ano no Arquivo Nacional de Cinema da República Tcheca. O filme havia sido registrado erroneamente, como se fosse uma produção norte-americana de 1925.

O filme foi roubado de Silvino Santos e ficou desaparecido todo esse tempo, segundo o pesquisador Savio Stoco, da Universidade Federal do Pará. O documentário contém imagens raras da floresta amazônica e de seus povos originários.

Considerado um dos grandes cineastas de documentários do Brasil no começo do século, o filme mais conhecido de Silvino Santos, cujas imagens ilustram o vídeo desta coluna, assista acima, é o documentário "No ‘Paiz’ das Amazonas", de 1922. Uma tentativa de refazer o filme de quatro anos que tinha sido roubado.

Filme será exibido pela primeira vez no Brasil nesta quarta (22)
Filme será exibido pela primeira vez no Brasil nesta quarta (22)
Foto: Reprodução/A Crítica

A sessão do filme na Cinemateca contará com trilha sonora original e inédita do compositor Luiz Henrique Xavier e será acompanhada por um debate com especialistas. O filme também será exibido em outros estados brasileiros, seguem as datas, segundo divulgação da Cinemateca.

Exibição em João Pessoa (PB), no dia 1/12, na programação do 18º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro. No dia 7/12, será a vez do Rio de Janeiro (RJ), em sessão na Cinemateca do MAM Rio, seguida de debate. E no dia 22/12, haverá exibição em Fortaleza (CE), em parceria com o Cineteatro São Luiz e o Cine Ceará. 

No dia 29/12, há ainda uma sessão no Teatro Amazonas, em Manaus (AM), em parceria com o Cine Set e o Governo do Estado do Amazonas. Em 2024, o filme será exibido no exterior, na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, em Lisboa (Portugal).

Fonte: Redação Planeta
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade