Documentário feito na Amazônia é redescoberto após 100 anos
“Amazonas, Maior Rio do Mundo”, que havia sido roubado de Silvino Santos e até então estava perdido, será exibido pela 1ª vez no Brasil
Primeiro filme realizado na Amazônia é redescoberto após 100 anos e terá exibição pela primeira vez no Brasil na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, nesta quarta-feira, dia 22, às 20h. A entrada é gratuita.
'Amazonas, Maior Rio do Mundo', que o cineasta e fotógrafo luso-brasileiro Silvino Santos filmou em 1918, foi encontrado no começo deste ano no Arquivo Nacional de Cinema da República Tcheca. O filme havia sido registrado erroneamente, como se fosse uma produção norte-americana de 1925.
O filme foi roubado de Silvino Santos e ficou desaparecido todo esse tempo, segundo o pesquisador Savio Stoco, da Universidade Federal do Pará. O documentário contém imagens raras da floresta amazônica e de seus povos originários.
Considerado um dos grandes cineastas de documentários do Brasil no começo do século, o filme mais conhecido de Silvino Santos, cujas imagens ilustram o vídeo desta coluna, assista acima, é o documentário "No ‘Paiz’ das Amazonas", de 1922. Uma tentativa de refazer o filme de quatro anos que tinha sido roubado.
A sessão do filme na Cinemateca contará com trilha sonora original e inédita do compositor Luiz Henrique Xavier e será acompanhada por um debate com especialistas. O filme também será exibido em outros estados brasileiros, seguem as datas, segundo divulgação da Cinemateca.
Exibição em João Pessoa (PB), no dia 1/12, na programação do 18º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro. No dia 7/12, será a vez do Rio de Janeiro (RJ), em sessão na Cinemateca do MAM Rio, seguida de debate. E no dia 22/12, haverá exibição em Fortaleza (CE), em parceria com o Cineteatro São Luiz e o Cine Ceará.
No dia 29/12, há ainda uma sessão no Teatro Amazonas, em Manaus (AM), em parceria com o Cine Set e o Governo do Estado do Amazonas. Em 2024, o filme será exibido no exterior, na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, em Lisboa (Portugal).