Exposição itinerante mostra como as práticas agrícolas dos povos indígenas mantêm a floresta em pé
“Raízes da Gastronomia: Agricultura Regenerativa” acontecerá nas cidades de Piracicaba, em São Paulo, e Costa Rica, no Mato Grosso do Sul
Composta por uma série de fotografias, um documentário e objetos autênticos da cultura indígena do Rio Negro, a exposição itinerante “Raízes da Gastronomia: Agricultura Regenerativa” estreia neste sábado (18), às 19h, na Biblioteca Municipal de Piracicaba, no interior de São Paulo. A mostra, gratuita, acontecerá no local até dia 9 de junho, das 8h às 18h.
Na sequência, a exposição seguirá para o município de Costa Rica, no Mato Grosso do Sul, no Museu Interativo Nelson Silva Soares, do dia 20 de julho a 11 de agosto, das 13h às 18h. Confira no vídeo acima imagens do projeto museográfico.
Dividida por três corredores temáticos, a exposição revela a ligação entre culturas indígenas e práticas agrícolas contemporâneas conectadas pela agricultura regenerativa – uma das chaves mitigadoras da emergência climática. Como documentarista e pesquisadora, faço parte do projeto ao lado do fotógrafo Maxwell Polimanti e do coordenador geral Fabiano Moreira, da associação ACRIART.
Na Amazônia, acompanhamos a jornada do povo Tuyuka, do Rio Negro, que se fortalece ao alimentar o município de São Gabriel da Cachoeira (AM) por meio de seu sistema agrícola tradicional que mantém a floresta em pé. A prática é reconhecida como patrimônio cultural do Brasil. No Cerrado, desvendamos como a fazenda Guima Café incorpora saberes ancestrais por meio da agricultura regenerativa, semeando árvores e outras plantas nas entrelinhas do cafeeiro em busca de transformar a área em um corredor ecológico.
SERVIÇO:
Exposição Raízes da Gastronomia:
Piracicaba (SP)
Estreia dia 18/05 às 19h
De 19/05 a 09/06 das 8h às 18h
Biblioteca Municipal de Piracicaba
Rua Saldanha Marinho, 333, Centro
Costa Rica (MS)
De 20/07 a 11/08 das 13h às 18h
Museu Interativo Nelson Silva Soares
Rua Ambrosina Paes Coelho, 2760, Centro