Script = https://s1.trrsf.com/update-1736170509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Paraíso tropical com risco de desaparecer, Seicheles atinge meta de proteção do ecossistema marinho

Localizado no oceano Índico, país é um dos destinos turísticos mais cobiçados do mundo

8 jan 2025 - 05h59
Compartilhar
Exibir comentários
Seicheles: paraíso tropical é ameaçado pela crise climática :

Considerado um paraíso tropical na África oriental, Seicheles é um país formado por 115 ilhas e está localizado no oceano Índico. É um dos destinos turísticos mais desejados do mundo por conta das praias de areia branca, das águas de tom azul turquesa, de espécies endêmicas como o coco-de-mer (coco-do-mar), a maior semente do mundo, e da rica cultura crioula. 

No entanto, esse refúgio está ameaçado pelo impacto da emergência climática. Segundo um estudo publicado na revista Science Advances, o arquipélago corre risco de desaparecer em partes até 2100 por conta do aumento do nível dos mares. 

Para enfrentar a crise climática, em 2014 o país lançou o programa SMSP (Planejamento Espacial Marinho de Seicheles ). E em 2020, atingiu a meta de proteger 30% de todo o seu ecossistema marinho, mais de 410 000 km² de oceano, equivalente a mais do que todo o território da Alemanha. Há áreas de uso sustentável e outras onde a pesca é proibida. 

 Arquipélago corre risco de desaparecer até 2100 por conta do aumento do nível dos mares, diz estudo
Arquipélago corre risco de desaparecer até 2100 por conta do aumento do nível dos mares, diz estudo
Foto: Maxwell Polimanti

Assim, o arquipélago inicia 2025 batendo a marca de proteção de 84% dos manguezais e 99% das ervas marinhas, por exemplo. Esses ecossistemas conseguem absorver 4 vezes mais dióxido de carbono (CO2) do que as florestas e até 40 vezes mais rápido. É um processo fundamental para a regulação do clima no planeta e para o equilíbrio ecológico.

*O conteúdo desta coluna é fruto de um projeto de documentário da colunista Adriana Farias, que também é diretora, produtora e roteirista do filme a ser lançado, ao lado do diretor, diretor de fotografia e montador Maxwell Polimanti. Em fase de pós-produção, a obra é uma parceria entre as produtoras DOC.HIT / MXP Filmes com GVA Company, LPM.World, Orion Operadora e o governo de Seicheles.

Planeta
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade