Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Seicheles limita a 60 carros ilha para preservação ambiental

Com políticas de transporte sustentável, La Digue é refúgio ecológico no oceano Índico onde o principal meio de deslocamento é a bicicleta

16 jan 2025 - 10h33
(atualizado às 12h01)
Compartilhar
Exibir comentários
Para preservação, Seicheles limita ilha a 60 carros:

Com uma área de 10 km² e uma população de quase 4 000 habitantes, La Digue é a quarta maior ilha granítica e a terceira mais habitada de Seicheles, país africano considerado um paraíso tropical em meio ao oceano Índico. No arquipélago falam-se três línguas: o inglês, o francês e o crioulo seichelense.

Para proteger seu ecossistema único e reduzir o impacto ambiental, em 2019 o governo do país implementou uma política nacional de limitar a circulação na ilha de apenas 60 veículos convencionais. Na ocasião, havia 50 veículos motorizados e 49 bugues elétricos registrados em La Digue. Os dados são de um relatório do Ministério do Turismo, Aviação Civil, Portos e Marinha de Seicheles divulgado em 2021. 

Somente os serviços públicos, como segurança, saúde, educação e telecomunicações estão autorizados a usar carros, enquanto hotéis e pousadas podem fazer uso de bugues elétricos. Assim, o principal meio de transporte sustentável dos turistas e dos moradores são as bicicletas. O custo do aluguel sai por cerca de 110 reais a diária. 

La Digue abriga a famosa praia de Anse Source d'Argent que ocupa o 22º lugar das 50 praias mais bonitas do mundo do ranking da The World’s 50 Best Beaches de 2024. No local é possível fazer passeios de caiaques transparentes, snorkeling e apreciar a beleza natural de tirar o fôlego. 

O conteúdo desta coluna é fruto de um projeto de documentário da colunista Adriana Farias, que também é diretora, produtora e roteirista do filme a ser lançado, ao lado do diretor, diretor de fotografia e montador Maxwell Polimanti. Em fase de pós-produção, a obra é uma parceria entre as produtoras DOC.HIT/MXP Filmes com GVA Company, LPM.World, Orion Operadora e o governo de Seicheles.

Fonte: Redação Planeta
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade