Orca de 60 anos quebra costelas de tubarão-branco em ataque na África do Sul
Batizada de Sofia, animal foi flagrado caçando um dos maiores predadores dos mares
Um vídeo mostra a estratégia de caça das orcas em relação aos tubarões-brancos, conhecidos como um dos predadores marítimos mais temidos. Batizada de Sofia, a orca, com cerca de 60 anos de idade, executou um ataque raramente visto nas águas da África do Sul.
No vídeo, registrado pela National Geographic, é possível ver o momento em que o tubarão é surpreendido pela orca.
Na sequência, o tubarão tenta fugir, mas a orca insiste e consegue quebrar as costelas da presa e arrastá-la para o fundo do mar. As imagens mostram a orca carregando o fígado do animal após o sucesso da caçada.
Assista:
Rare new footage has captured a 60-year-old grandmother orca — named Sophia — battling with a great white shark in what scientists believe is the first time a single orca has ever been filmed killing a great white. https://t.co/q4kTmxWTMc pic.twitter.com/ST9oqF6MZd
— ABC News (@ABC) March 5, 2024
"Sofia pode ser avó, mas a sua idade não é obstáculo para sustentar a família. Ela é uma caçadora experiente que não vai parar diante de nada para alimentar aqueles que dependem dela.", detalha a publicação.
Um estudo publicado em 2019 indica que as populações de orcas do Pacífico têm maior probabilidade de sobrevivência quando mantêm proximidade com suas avós. Por outro lado, o risco de morte aumenta exponencialmente quando esse apoio não está presente.