Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Pantanal: fauna, flora e característica deste bioma brasileiro

O Pantanal é conhecido por ser um dos mais ricos e variados biomas brasileiros quando o assunto é sua fauna

27 fev 2024 - 18h13
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O Pantanal é um bioma localizado entre o Brasil, o Paraguai e a Bolívia, abrigando cerca de 132 espécies de mamíferos e 463 espécies de aves, além de possuir áreas planícies inundáveis e clima tropical. Seu principal empreendimento econômico é o turismo, onde se destaca o Tuiuiú como ave símbolo do bioma.
Pantanal é um dos seis biomas brasileiros e já foi até tema de novela
Pantanal é um dos seis biomas brasileiros e já foi até tema de novela
Foto: LeoMercon / iStock

Seja por suas referências na cultura pop — como a novela Pantanal, que recentemente ganhou um remake da Rede Globo — , por sua culinária típica ou por sua música, o Pantanal tem um espaço no imaginário da população, fazendo com que ele seja um dos mais lembrados e reconhecidos pelos brasileiros.

Apesar de ser um dos menores biomas do país, ele é considerado um dos mais bem conservados, além de ser extremamente rico, ainda mais se tratando de sua fauna.

Para homenagear este bioma, o Brasil comemora o Dia do Pantanal anualmente, em 12 de novembro.

O que é o Pantanal?

O Pantanal é um dos seis biomas brasileiros. Quando comparados aos outros — Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pampa —, o Pantanal é visto como um dos menores biomas, cobrindo cerca de 2% do território brasileiro.

Além disso, o Pantanal é conhecido por dividir espaço com a Caatinga e o Cerrado, se integrando a esses biomas e também com as florestas tropicais dos territórios.

Em 2001, o bioma foi reconhecido como patrimônio natural da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Qual é o tamanho do Pantanal?

O Pantanal tem uma área de cerca de 220 mil km², sendo que 120 mil km² estão em solo brasileiro — e o restante se divide entre Paraguai e a Bolívia, países que fazem fronteira com o Brasil e também tem o Pantanal entre seus biomas.

Por seu tamanho extenso, o Pantanal se estende por 22 cidades brasileiras nos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul.

Onde está localizado o Pantanal?

O Pantanal se divide entre Brasil, Paraguai e Bolívia. Nesses últimos dois países, falantes de espanhol, o Pantanal tem um nome diferente: ele é chamado de Chaco.

No Brasil, o bioma está localizado no sudoeste de Mato Grosso e oeste de Mato Grosso do Sul, que compreende 65% do Pantanal brasileiro.

Entre as cidades que tem o Pantanal como bioma estão:

  • Barão de Melgaço, no Mato Grosso;
  • Cáceres, no Mato Grosso;
  • Poconé, no Mato Grosso;
  • Aquidauana, no Mato Grosso do Sul;
  • Corumbá, no Mato Grosso do Sul.

Quais são as principais características Pantanal?

A principal característica do Pantanal como bioma é que ele é uma das planícies mais inundáveis do planeta, na qual, durante a época de cheia, até 80% dela fica inundada — algo que acontece devido ao baixo declive do terreno, que, em média, tem apenas 100 metros de altitude.

Por essa razão, muitas áreas têm baixa fertilidade, o que pode prejudicar a atividade agrícola na região. 

O Pantanal também é conhecido pela variedade de fauna: por lá, estão concentrados quase todos os animais que vivem no Brasil.

Qual é a fauna do Pantanal?

Devido à influência de outros biomas em sua área, a fauna do Pantanal é considerada riquíssima, abrangendo inclusive o maior número de espécies de aves de todo o continente.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a flora do Pantanal é composta por:

  • 132 espécies de mamíferos, entre os quais estão o veado, a onça-pintada, o morcego, anta e a capivara;
  • 85 espécies de répteis, sendo que a maior variedade de répteis é de jacarés;
  • 463 espécies de aves, como tucano, arara, tuiuiú, carão;
  • 35 espécies de anfíbios;
  • 263 espécies de peixes, entre os quais estão o jaú, considerado o maior da região, o pacu, pintado, bagre, traíra e o dourado.

Além disso, é no Pantanal que é possível encontrar a sucuri, segunda maior cobra do mundo, que pode medir até nove metros de comprimento.

Apesar da riqueza, o Pantanal sofre com a caça e a pesca ilegal de animais, o que prejudica a biodiversidade do local.

Qual é a flora do Pantanal?

A flora do Pantanal também sofre influência dos biomas que se integram com ele, fazendo com que as cidades pela qual ele passa tenham uma grande diversidade de plantas e árvores.

Portanto, entre as espécies de plantas presentes no Pantanal, é possível encontrar plantas migradas do Cerrado, da Amazônia e da Mata Atlântica.

Já as planícies inundadas do Pantanal possuem aguapé, erva-de-santa-luzia, utricularia e cabomba, vegetações típicas desses locais.

Qual é o clima do Pantanal?

O Pantanal é conhecido por seu verão chuvoso e seu inverno seco. Isso se dá devido ao fato de que o bioma está localizado em uma área de clima tropical.

As chuvas costumam acontecer entre outubro e março; já entre abril e setembro, a ausência de chuvas e do mau tempo costuma atrair turistas, contribuindo para o turismo, que é um dos principais motores econômicos da região.

Como é a economia do Pantanal?

A economia do Pantanal pode ser dividida em três partes: turismo, pesca e pecuária.

Todos os anos, o turismo pantanense atrai pessoas de todos os cantos do Brasil e do mundo. A alta temporada acontece fora do período chuvoso e é comum que turistas se hospedem em barcos-hotéis nas cidades de Cáceres (MT) e Corumbá (MS).

Já a pesca costuma acontecer nos meses de março à outubro, já que entre novembro e fevereiro, acontece a piracema, época onde a pesca é proibida para que os peixes possam migrar e se reproduzir.

Por fim, a atividade pecuária também faz parte da economia pantaneira: os fazendeiros viram nesses locais e em suas áreas planas um ótimo lugar para criar seus bois.

Qual é a ave símbolo do Pantanal?

A ave símbolo do Pantanal é o Tuiuiú, também chamado de Jaburu ou Tuim-de-papo-vermelho.

Essa ave é caracterizada por seu pescoço nu, colorido de preto e vermelho, e sua penugem branca. 

Além de ser localizado no Pantanal, o Tuiuiú também pode ser encontrado no México e no Uruguai.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade