Peixe-futebol: conheça espécie assustadora que brilha e vive nas profundezas do oceano
De acordo com Museu de Los Angeles, o peixe é bem similar ao retratado no clássico 'Procurando Nemo'
Um peixe raro foi avistado na região costeira do Estado de Oregon, nos Estados Unidos da América, no dia 18 de maio de 2024. De acordo com o Seaside Aquário, o peixe-futebol, como é conhecido o Himantolophus sagamius, não costuma aparecer, pois vive nas profundezas do Oceano Pacífico, a mais de 1 mil metros abaixo do nível do mar, onde não há luz solar.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O avistamento foi feito por pescadores de Cannon Beach, praia localizada a cerca de 129 km de Portland. Segundo o Seaside Aquário. Este é o primeiro registro do peixe-futebol no Estado.
Segundo o Museu de História Nacional do Condado de Los Angeles, que adquiriu seu próprio exemplar de peixe-futebol em 2021, o animal é conhecido por emitir um brilho bioluminescente de uma antena na cabeça, o que facilita sua identificação mesmo nas profundezas escuras. Em seu habitat natural, a comida é precária, a luz do peixe acaba virando uma forma dele atrair possíveis presas que caibam em sua boca.
Conforme o Seaside Aquário, "pouco se sabe sobre a história deste peixe, mas o que se sabe é extraordinariamente fascinante".
Uma boa curiosidade, por exemplo, é que apenas as fêmeas da espécie caçam, enquanto os machos são muito menores e se comportam como parasitas, se aproveitando da tocaia feminina para predar algo. O estabelecimento informou também que o peixe é bem similar ao retratado na animação Procurando Nemo.
O peixe foi descoberto pela primeira vez no ano de 1837 pelo dinamarquês Johan Reinhardt, professor de zoologia. Desde então foi classificado e catalogado como uma das 200 espécies de tamboril — uma família de peixes ósseos — existentes mundialmente.
Dentro do escopo de tamboril, 31 variações de peixe-futebol já foram avistadas e documentadas por estudiosos e pescadores. Eles já foram vistos em locais como Nova Zelândia, Japão, Rússia, Havaí, Equador, Chile e Califórnia, este último, o caso foi em 2021.
Segundo a KNSD-TV, uma turista caminhava na praia de San Diego, na Califórnia, quando se deparou com uma criatura incomum: o peixe-futebol. Inicialmente, Jay Beller pensou que era apenas uma água viva, porém, logo notou que se tratava de um peixe. A jovem estimou que o bicho tinha trinta centímetros de comprimento e afirmou nunca ter visto nada igual.
"Eu fui adiante e olhei para aquilo com um pouco mais de cuidado, e algumas outras pessoas se reuniram ao redor também, e então eu vi que era um tipo de peixe [...] Eu vou à praia com frequência, então estou familiarizada com o território, mas nunca vi um organismo que parecesse tão assustador quanto este", afirmou ela à emissora.