Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Peixe-futebol: conheça espécie assustadora que brilha e vive nas profundezas do oceano

De acordo com Museu de Los Angeles, o peixe é bem similar ao retratado no clássico 'Procurando Nemo'

5 jun 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Peixe-futebol avistado recentemente na região costeira do Oregon
Peixe-futebol avistado recentemente na região costeira do Oregon
Foto: @instagram

Um peixe raro foi avistado na região costeira do Estado de Oregon, nos Estados Unidos da América, no dia 18 de maio de 2024. De acordo com o Seaside Aquário, o peixe-futebol, como é conhecido o Himantolophus sagamius, não costuma aparecer, pois vive nas profundezas do Oceano Pacífico, a mais de 1 mil metros abaixo do nível do mar, onde não há luz solar.

O avistamento foi feito por pescadores de Cannon Beach, praia localizada a cerca de 129 km de Portland. Segundo o Seaside Aquário. Este é o primeiro registro do peixe-futebol no Estado.

Segundo o Museu de História Nacional do Condado de Los Angeles, que adquiriu seu próprio exemplar de peixe-futebol em 2021, o animal é conhecido por emitir um brilho bioluminescente de uma antena na cabeça, o que facilita sua identificação mesmo nas profundezas escuras. Em seu habitat natural, a comida é precária, a luz do peixe acaba virando uma forma dele atrair possíveis presas que caibam em sua boca.

Conforme o Seaside Aquário, "pouco se sabe sobre a história deste peixe, mas o que se sabe é extraordinariamente fascinante".

Uma boa curiosidade, por exemplo, é que apenas as fêmeas da espécie caçam, enquanto os machos são muito menores e se comportam como parasitas, se aproveitando da tocaia feminina para predar algo. O estabelecimento informou também que o peixe é bem similar ao retratado na animação Procurando Nemo.

Peixe-futebol avistado recentemente na região costeira do Oregon
Peixe-futebol avistado recentemente na região costeira do Oregon
Foto: @instagram

O peixe foi descoberto pela primeira vez no ano de 1837 pelo dinamarquês Johan Reinhardt, professor de zoologia. Desde então foi classificado e catalogado como uma das 200 espécies de tamboril — uma família de peixes ósseos — existentes mundialmente.

Dentro do escopo de tamboril, 31 variações de peixe-futebol já foram avistadas e documentadas por estudiosos e pescadores. Eles já foram vistos em locais como Nova Zelândia, Japão, Rússia, Havaí, Equador, Chile e Califórnia, este último, o caso foi em 2021.

Segundo a KNSD-TV, uma turista caminhava na praia de San Diego, na Califórnia, quando se deparou com uma criatura incomum: o peixe-futebol. Inicialmente, Jay Beller pensou que era apenas uma água viva, porém, logo notou que se tratava de um peixe. A jovem estimou que o bicho tinha trinta centímetros de comprimento e afirmou nunca ter visto nada igual.

"Eu fui adiante e olhei para aquilo com um pouco mais de cuidado, e algumas outras pessoas se reuniram ao redor também, e então eu vi que era um tipo de peixe [...] Eu vou à praia com frequência, então estou familiarizada com o território, mas nunca vi um organismo que parecesse tão assustador quanto este", afirmou ela à emissora.

Lagarto a ostras: conheça 6 animais hermafroditas Lagarto a ostras: conheça 6 animais hermafroditas

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade