Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Porto da Terra Preta desaba no interior do Amazonas; famílias afirmam que há desaparecidos

Prefeitura de Manacapuru divulgou uma nota mencionando a possibilidade de seis desaparecidos, segundo familiares

7 out 2024 - 21h25
(atualizado às 23h30)
Compartilhar
Exibir comentários
Porto da Terra Preta desaba no interior do Amazonas
Porto da Terra Preta desaba no interior do Amazonas
Foto: Reprodução/Redes Sociais

O Porto da Terra Preta, localizado em Manacapuru, Amazonas, sofreu um deslizamento de terra nesta segunda-feira, 7.

O governo estadual informou ao Terra que uma criança está desaparecida, mas a Prefeitura de Manacapuru divulgou uma nota mencionando a possibilidade de seis desaparecidos, com idades entre 6 e 64 anos. Outras nove pessoas foram encaminhadas ao Hospital Regional Lázaro Reis, localizado no município, com escoriações. 

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), junto com equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, que mobilizaram mergulhadores e especialistas em resgates de estruturas colapsadas, iniciaram as operações de busca ainda na tarde de segunda-feira. As ações de resgate, apoiadas pelas polícias Civil e Militar, foram interrompidas no início da noite por questões de segurança e serão retomadas na manhã desta terça-feira, 8.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), dos nove pacientes atendidos no hospital, dois já receberam alta, enquanto sete permanecem em observação. Além disso, as unidades de saúde da capital estão preparadas para receber eventuais novos feridos.

De acordo com a Agência Brasil, o porto estava em obras, mas continuava operando como um ponto estratégico para o transporte de passageiros e mercadorias. O local abriga o Terminal Hidroviário e a Secretaria Municipal de Pesca (Sempa), e é um importante elo de conexão entre Manacapuru e outras áreas da região.

O Porto da Terra Preta movimenta grande fluxo de pessoas envolvidas em atividades de carga e descarga. Há também serviços de táxis e mototáxis no local. Após o acidente, destroços de flutuantes, canos, casas e veículos foram avistados no rio. 

Em nota, o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) esclareceu que o Porto da Terra Preta, situado perto da Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4), não está sob sua responsabilidade, apenas a IP4 está sob a gestão do órgão.

Técnicos do DNIT já estão no local para realizar inspeções, a fim de avaliar a extensão dos danos e os riscos à segurança da IP4. "O incidente no Porto da Terra Preta é provavelmente causado por um fenômeno sazonal conhecido como 'terras caídas', comum nesta época do ano na região. O DNIT acionou imediatamente as autoridades competentes, como Corpo de Bombeiros, Polícia e Defesa Civil", afirmou o departamento.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade