Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Prefeito quer mudar bairros de local em cidade do RS após enchentes

Arroio do Meio tem bairros que ‘não existem mais’, segundo o prefeito Danilo Bruxel (PP)

11 mai 2024 - 08h50
(atualizado às 10h36)
Compartilhar
Exibir comentários
Prefeito de Arroio do Meio fez anúncio sobre chuvas nas redes sociais
Prefeito de Arroio do Meio fez anúncio sobre chuvas nas redes sociais
Foto: Reprodução/Instagram

O prefeito de Arroio do Meio, Danilo Bruxel (PP), disse que quer mudar alguns bairros de lugar na cidade, após o município ser destruído pelas enchentes que atingem o Rio Grande do Sul. Segundo ele, alguns bairros “não existem mais”.

Em entrevista à Rádio Gaúcha, o prefeito explicou que poucas casas restaram em alguns bairros. “São bairros que, daqui a pouco, fica uma ou duas casas. Ninguém fica morando lá. Precisamos e vamos direcionar os bairros para outras localidades”, relatou. 

Bruxel avalia que o centro da cidade deve permanecer no mesmo local. “O centro da cidade, que agora pegou a enchente, isso não tem como pensar em levar [o centro] para outra localidade, porque tem prefeitura, igreja”, explicou.

Destruição em Arroio do Meio

A enchente afetou 12 mil pessoas em Arroio do Meio, que possui cerca de 22 mil habitantes. Segundo o prefeito, 1.200 moradores estão fora de suas casas, abrigados em ginásios, casas de parentes e vizinhos.

Vídeos mostram como ficou Arroio do Meio (RS) após cheia do Rio Taquari:

A ponte que liga a cidade a Lajeado foi derrubada pela força da água, e a cidade ficou ilhada. O Exército garantiu uma ponte provisória que será instalada em 10 dias. Enquanto isso, os moradores são transportados em balsas.

Saiba como ajudar as vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul Saiba como ajudar as vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul

Novas casas

O prefeito ainda informou que planeja a construção de novas casas para a população, mas que o processo é demorado. Na enchente de 2023, ele alega já ter pedido a construção de 300 casas com recursos do governo federal. “Mas acabou que não aconteceu, e agora já deu outra enchente e mais casas foram embora”, disse.

Bruxel também alegou que não há um balanço sobre as casas que foram destruídas da enchente atual.

Mais chuvas

A previsão de mais chuvas neste fim de semana preocupa a população de Arroio do Meio. “Não queremos alarmar, mas alertar. O que é mais preocupante para nós é quanto aos deslizamentos de terra. Já aconteceram na semana passada e a gente está muito preocupado com isso. Talvez agora continue acontecendo", disse o prefeito.

Arroio do Meio não registrou mortes causadas pela inundação, segundo a Defesa Civil. No entanto, os bairros foram destruídos, tomados por entulho, galhos de árvores e postes caídos ao chão. Algumas casas foram destruídas pela correnteza.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade