Previsão é de pancadas de chuva em quase todo o Brasil nesta sexta
Com recente passagem de frente fria e enfraquecimento da alta pressão atmosférica, ar úmido se espalhou por quase todo o País
Uma frente fria se afasta do Brasil, na altura do sul da Bahia e outra frente fria chega ao litoral sul do Rio Grande do Sul.
O ar seco predomina sobre o Nordeste, no Amapá e na parte norte do Pará deixando estas áreas do país com poucas nuvens.
Após a passagem de uma frente fria pelo Sudeste e com enfraquecimento da alta pressão atmosférica sobre o interior do Brasil, o ar úmido se espalhou por quase todo o país, o que facilita a formação das nuvens de chuva.
Mês de outubro deve ter volta do calor
Já em outubro, que começa neste domingo, 1º, há uma grande expectativa que volte a ter altas temperaturas no mês.
Durante o mês de outubro de 2023, o El Niño continuará influenciando o clima global e o Brasil. Este evento já é considerado forte e o fenômeno vai atuar durante toda a primavera de 2023 e o verão de 2023/2024. Os principais centros de monitoramento do clima global apontam que o El Niño enfraqueça somente durante o outono de 2024.
O El Niño facilita o surgimento de áreas de alta pressão atmosférica sobre o Brasil, que se forem muito fortes e persistentes, causam bloqueios na atmosfera, afastando as frentes frias e o ar frio, deixando o ar seco e parado numa grande área, por vários dias consecutivos, podendo, então, gerar uma onda de calor.
O meteorologista Vinícius Lucyrio, da equipe de previsão climática da Climatempo, explica o aumento do calor em outubro. "A primeira coisa que precisamos lembrar, é que o mês de outubro já é naturalmente mais quente, pois o Hemisfério Sul já recebe uma incidência solar mais direta, pelo próprio movimento natural da Terra ao redor do Sol. Picos de calor são bastante comuns durante o mês de outubro especialmente no Centro-Oeste, no Norte, no Sudeste e no interior do Nordeste."
Em seguida, ele complementa: "Com a atuação forte do fenômeno El Niño este ano, as pancadas de chuva que já podem ocorrer naturalmente por causa do calor nesta época, ficam mais irregulares. Isso significa que durante esse mês de outubro, vai ser comum termos períodos de 3 a 5 dias praticamente sem nenhuma chuva, que é um reflexo dessa irregularidade, dessa mudança da circulação de ventos causada pelo El Niño."
O meteorologista também explica que, com pouca chuva e o número de horas de sol forte aumentando, as temperaturas naturalmente já serão mais altas neste mês de outubro. "Mas com a presença do El Niño, realmente não dá para descartar a chance de termos novas situações de bloqueio atmosférico, como tivemos em setembro, e aí termos outra onda de calor forte", finaliza.
Confira a previsão do tempo para essa sexta-feira, 29:
Região Sul
A circulação de ventos em vários níveis da atmosfera, a chegada de uma nova frente fria chega ao extremo sul gaúcho e a entrada de ventos frios e úmidos que sopram do mar para o continente estimulam a formação de muitas nuvens sobre a Região Sul.
No litoral sul do Rio Grande do Sul, o sol aparece, mas há possibilidade de chuva fraca a qualquer hora. No oeste, sul, centro e leste gaúcho, o sol aparece no decorrer do dia, com períodos de muitas nuvens, mas não tem previsão de chuva. Já no centro, norte e oeste do Rio Grande do Sul faz sol, mas tem risco de algumas pancadas de chuva a partir da tarde.
Atenção para chuva moderada a forte no centro, sul e leste do Paraná, no norte de Santa Catarina e no Vale do Itajaí, que podem ocorrer a qualquer hora. No oeste, centro, sul e leste de Santa Catarina, no oeste/sudoeste e norte do Paraná, o sol aparece e as pancadas de chuva devem ocorrer à tarde e à noite.
Região Sudeste
A recente passagem de uma frente fria espalhou áreas de instabilidade sobre a Região Sudeste e baixou a temperatura. Mas ontem (quinta), a temperatura ainda alcançou marcas em torno dos 40°C no norte e noroeste de Minas Gerais.
Para sexta-feira, há previsão de pancadas de chuva em todos os estados do Sudeste.
Na Zona da Mata e no interior do Rio de Janeiro, o dia fica nublado, com chance de garoa e temperatura amena. A Grande São Paulo e o leste de São Paulo amanhecem com céu nublado, mas o sol aparece pela manhã e pode chover um pouco à tarde, de forma isolada. No centro-leste e centro-oeste de São Paulo, o sol aparece o dia todo, mas pode chover rapidamente, em pequenas áreas.
No litoral de São Paulo e do Espírito Santo, o sol aparece entre muitas nuvens, mas chove rapidamente a qualquer hora. O litoral do Rio de Janeiro pode ter chuva fraca na madrugada e manhã, e depois tem períodos com sol entre muitas nuvens.
Em quase todo o estado de Minas Gerais (exceto na Zona da Mata), no interior do Espírito Santo e no norte/noroeste do estado de São Paulo, a previsão é de períodos com sol e pancadas de chuva com raios, mas principalmente à tarde e à noite.
Atenção para ressaca entre Santos, no litoral de São Paulo, e Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro.
Atenção para o risco de granizo isolado no centro-sul de Minas Gerais
Região Centro-Oeste
O ar úmido se espalhou sobre o Centro-Oeste e com o ar quente que já estava sobre a Região, nuvens carregadas voltaram a se formar.
O sol predomina e não chove apenas no extremo oeste de Mato Grosso do Sul, na fronteira com a Bolívia.
O sul de Mato Grosso do Sul tem sol na maior parte do dia, mas podem ocorrer pancadas de chuva passageiras.
Para o Distrito Federal, em todo o estado de Goiás e em Mato Grosso, nas demais áreas de Mato Grosso do Sul, a previsão é de períodos com sol e pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite. Algumas pancadas podem ser com moderada a forte intensidade, mas de curta duração e em pequenas áreas.
Região Nordeste
A presença de ar seco por quase todo o Nordeste dificulta a formação e crescimento de grandes nuvens. Quase todo o Nordeste tem outro dia com muito sol e sem condições para chuva.
No extremo sul do Maranhão e do Piauí e no oeste e no litoral sul da Bahia, o sol aparece na maior parte do dia e podem ter algumas pancadas de chuva com raios à tarde e à noite, moderadas a fortes.
Há previsão de pancadas de chuva passageiras no litoral desde Salvador até Natal.
Região Norte
Nuvens carregadas crescem sobre quase toda a Região Norte por causa da presença de ar úmido e quente .
No Amapá, no litoral, no norte e nordeste do Pará e no extremo norte do Tocantins, o sol aparece forte e não chove.
No Acre, no extremo sul do Amazonas e em Rondônia, as pancadas de chuva ocorrem a qualquer hora e podem ser fortes, intercaladas com períodos de sol.
Nas demais áreas do Amazonas, do Pará, de Rondônia, do Tocantins e em Roraima, o sol aparece forte por várias horas e há previsão de pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite. A maioria destas pancadas são de curta duração e em pequenas áreas, mas algumas podem ser fortes.
Atenção para o risco de granizo isolado no sul do Amazonas, no Acre e em Rondônia
Veja os alertas meteorológicos para esta sexta-feira:
Atenção para chuva moderada a forte nas capitais Curitiba, Belo Horizonte, Goiânia, Brasília, Cuiabá, Porto Velho e Rio Branco.
Alerta para temporais, com risco de rajadas de vento com até 70 km/h no Acre, sul do Amazonas, em Rondônia (exceto no norte do estado), região da serra da Canastra (MG), parte norte do Sul de Minas e Alto Paranaíba (MG)
Atenção para o risco de granizo isolado no sul do Amazonas, no Acre, Rondônia e centro-sul de Minas Gerais
Atenção para chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento de até 60 km/h oeste/sudoeste, sul, centro e leste do Paraná, planalto norte e Vale do Itajaí, em Santa Catarina, no Triângulo Mineiro, Grande Belo Horizonte, oeste de Minas Gerais, em Mato Grosso, em Goiás, no Distrito Federal, no sul do Tocantins, no sul do Pará, oeste, centro e sudeste do Amazonas, oeste e litoral sul da Bahia.
Aviso de ressaca entre Santos (SP) e Arraial do Cabo (RJ), com ondas de 2,5 a 3,0 metros.
Atenção para o ar muito seco, com níveis de umidade entre 21% e 30% no Vale do São Francisco, na Bahia, no interior do Piauí e no sertão do Nordeste.