PRF resgata mulher e bebê do telhado de casa após ciclone no RS
Residência estava praticamente submersa, no município de Roca Sales
A Polícia Rodoviária Federal (PRF), resgatou uma mulher e um bebê na manhã desta terça-feira, 5, do telhado de uma casa quase submersa em Roca Sales, no Rio Grande do Sul.
O município é um dos mais afetados pela passagem de um ciclone extratropical. Ambos estavam no telhado a pedido da prefeitura local, que em comunicado, avisou os moradores que seria a melhor forma de se proteger do desastre.
A casa fica na área de enchente do Rio Taquari. De acordo com as autoridades locais, a região subiu mais de 13 metros nas últimas 12 horas de segunda-feira.
TRABALHOS DE RESGATE!
➡Na manhã desta terça-feira (05) policiais rodoviários federais, resgataram durante uma operação um bebê e uma mulher que estavam no telhado de casa aguardando socorro, em Roca Sales.
📷: PRF#rdctv #noticias #jornalismo pic.twitter.com/bN7FHRsE5h
— RDC TV (@RDCTVdigital) September 5, 2023
Tudo foi registrado em vídeo pela PRF, e as imagens mostram um agente agarrado a uma corda, em técnica de rapel. O profissional, foi içado para o helicóptero carregando o bebê nos braços.
A mesma ação foi repetida para a retirada da mulher. Um outro vídeo mostra o policial levando a criança para um local seguro.
De acordo com a PRF, a corporação também realizou ações semelhantes nos municípios de Muçum e Encantado.
"Nestas áreas existe uma série de pessoas que estão abrigadas nos telhados das casas para se proteger da enchente", informou a PRF.
Ciclone extratropical no Rio Grande do Sul
Um novo ciclone extratropical se formou na segunda-feira, 4, no Rio Grande do Sul, provocando tempestades e fortes rajadas de vento. Quatro pessoas morreram, de acordo com a Defesa Civil do Estado, e dezenas de cidades registram prejuízos e estão com pessoas desalojadas. Alertas ainda estão sendo emitidos para possíveis inundações, assim como para transbordamento de rios.
Enquanto a frente fria avança em direção a São Paulo, o ciclone extratropical que se formou no litoral gaúcho se afasta do Brasil para o oceano nesta terça-feira, 5.