'Rio 40 graus': capital fluminense entra em Nível de Calor 3 pela primeira vez e tem previsão de 42ºC
Estágio ocorre quando há previsão de temperaturas entre 36ºC e 40ºC por, ao menos, três dias seguidos
O fim de semana está chegando e o 'calorão' só aumenta no Rio de Janeiro. Na manhã desta quinta-feira, 28, a capital fluminense atingiu o Nível de Calor 3 (NC3) pela primeira vez desde que o protocolo foi criado, em julho deste ano. Isso significa que a cidade está próxima ao nível de calor extremo, já que a escala definida pelo Centro de Operações Rio (COR) conta com cinco estágios.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O NC3 é o último estágio antes dos dois níveis mais alarmantes para a população. A etapa ocorre quando a capital fluminense passa a registrar calor intenso, com previsão de temperaturas entre 36ºC e 40ºC por, ao menos, três dias seguidos.
Nesta quinta, a máxima registrada na cidade deve ser de impressionantes 42ºC, um 'calorão' digno de Verão, mas ainda na Primavera. A umidade relativa do ar também ficará baixa, em torno de 21% e 30% no período da tarde.
Protocolo foi criado após tragédia em show
Os níveis de classificação de calor foram criados pela Prefeitura do Rio de Janeiro em julho deste ano, mais de seis meses após a morte trágica de Ana Clara Benevides em um show da cantora Taylor Swift, no Estádio Nilton Santos, na Zona Norte da cidade. A jovem de 23 anos passou mal e morreu em decorrência do calor extremo.
Para evitar que a população entre em risco durante eventos climáticos intensos, a gestão municipal criou o protocolo que classifica níveis de calor a partir das temperaturas e da umidade. Parecido com o sistema usado para monitorar as chuvas na capital fluminense, a medida também indica quais providências deverão ser tomadas na cidade em cenários de risco.
O plano classifica os índices de Nível de Calor 1 (NC1) a Nível de Calor 5 (NC5). Nos três primeiros estágios, a previsão é que a cidade siga operando na normalidade. É só a partir do NC4 que ações que visam resguardar a saúde da população deverão ser tomadas.
O último e mais crítico estágio apresenta medidas ainda mais drásticas. No NC5, as mesmas ações usadas para o NC4 deverão ser mantidas. Somado a isso, todas as atividades de risco feitas ao ar livre deverão ser suspensas no Rio. Isso inclui shows, atividades esportivas e até mesmo o serviço de limpeza urbana.
Na quarta-feira, 27, o COR já tinha anunciado que a capital fluminense estava em Nível de Calor 2. Um dia depois, nesta quinta, a cidade subiu um estágio e entrou oficialmente em Nível de Calor 3 desde que o protocolo foi criado.
Um calor tão intenso e o ar seco são preocupantes para a saúde da população. Por isso, o Centro de Operações do Rio listou uma série de medidas essenciais para evitar mal-estar durante o período.
Confira as recomendações:
- Aumente a ingestão de água ou de sucos de frutas naturais, sem adição de açúcar, mesmo sem ter sede;
- Consuma alimentos leves como frutas e saladas;
- Utilize roupas leves e frescas;
- Evite bebidas alcoólicas e com elevado teor de açúcar;
- Evite a exposição direta ao sol, em especial, de 10h às 16h;
- Informe-se sobre os níveis de calor na cidade do Rio de Janeiro por meio das redes sociais e sites do Centro de Operações Rio e da Secretaria Municipal de Saúde.
- A exposição ao sol sem a proteção adequada contra os raios ultravioleta deixa a pele vermelha, sensível e com bolhas. Use protetor solar;
- Proteja as crianças com chapéu de abas;
- Em caso de mal-estar, tontura ou demais sintomas provocados em decorrência do estresse térmico, procure uma unidade municipal de saúde