Ritual hindu leva milhares a rio considerado 'sopa química' na Índia
Alerta de autoridades para riscos à saúde foi ignorado por participantes de festival
Milhares de devotos hindus participam do ritual de purificação no rio Yamuna, em Nova Délhi, Índia, apesar dos alertas de poluição e riscos à saúde.
Milhares de devotos hindus participaram nesta quinta-feira, 7, do ritual de purificação que ocorre em águas poluídas do rio Yamuna, em Nova Délhi, na Índia.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O festival anual de Chhath Puja é dedicado ao deus do sol, Surya, e acontece mesmo com alertas das autoridades sobre os riscos à saúde dos praticantes que mergulham em águas com resíduos químicos.
O rio, carregado de espuma tóxica, é palco para a celebração da conexão hindu com a natureza. Nova Délhi, metrópole com 30 milhões de habitantes onde o festival ocorre, sofre com poluição do ar intensa.
Mesmo com um apelo recente da Justiça indiana, os fiéis não foram dissuadidos e a crença superou o medo, informou o jornal O Globo. "Cheira mal, é verdade", disse Deepa Kumari, de 14 anos. "Mas o importante é celebrar no rio e com os nossos entes queridos".
O Yamuna, um dos principais afluentes do Ganges, permanece coberto por uma camada densa de espuma branca gerada pelo despejo de detergentes e fertilizantes, que especialistas consideram uma "sopa química".
"Estou convencida de que as águas do rio são puras e abençoadas pelo próprio deus do sol", afirmou Krishnawati Devi, de 45 anos, antes de se ajoelhar dentro do rio. "Minha fé em Deus não vacila", acrescentou.