RS: exército resgata bebê pelo telhado durante alagamento e vídeo emociona internautas
Resgate aconteceu em Lajeado; outros quatro adultos também foram retirados do local pelos militares
Um bebê foi resgatado pelo telhado de uma casa em Lajeado, uma das cidades afetadas pelos alagamentos que assolam o Rio Grande do Sul. Quatro adultos que estavam na residência também foram socorridos. A ação foi do Exército Brasileiro, que filmou o resgate e compartilhou nas redes sociais.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O registro, de sexta-feira, 3, emocionou internautas. “Impossível não chorar com esse resgate , só quem é mãe sabe o desespero para salvar a vida do filho!”, comentou uma seguidora. “De arrepiar!!!”, comentou outro perfil.
Confira o vídeo, gravado a partir de uma câmera corporal de um militar do 2º Batalhão de Aviação do Exército:
Situação no RS
Mais de meio milhão de pessoas foram afetadas pelas fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grande do Sul. O boletim atualizado da Defesa Civil, divulgado às 18h deste sábado, 4, confirma a morte de 55 pessoas em decorrência dos temporais. Outros sete óbitos seguem em investigação. No momento, são contabilizados 107 feridos e 74 desaparecidos.
Às 19h, a Defesa Civil também emitiu um alerta de inundação severa para a Região Metropolitana. “Evacue imediatamente áreas de risco, busque locais seguros. Procure informações junto à Defesa Civil da sua cidade a respeito de abrigos públicos, rotas de fuga e não atravesse alagamentos a pé ou, mesmo, de carro. Em caso de emergência ligue 190/193”, reforça, em nota.
Ainda segundo as atualizações do Rio Grande do Sul, dos 497 municípios do Estado, pelo menos 317 sofreram alguma consequência das fortes chuvas, que tiveram início no fim de abril. Ao todo, há 67 mil pessoas desalojadas e cerca de 13 mil estão em abrigos.
A Defesa Civil de RS alterou a forma de divulgação das mortes nesta tarde. Na manhã deste sábado, o boletim oficial informou terem sido contabilizadas 57 mortes. O número 'reduziu' pois, agora, são contabilizados separadamente os óbitos confirmados em decorrência dos temporais e os que seguem em investigação, para que a causa seja determinada.
Confira os detalhes do boletim atualizado na íntegra:
Municípios afetados: 317
Pessoas em abrigos: 13.324
Desalojados: 69.242
Afetados: 510.585
Feridos: 107
Desaparecidos: 74
Óbitos confirmados: 55
Óbitos em investigação: 7