Ruas são tomadas pela água após fortes chuvas em Santa Catarina
Chuva é provocada por uma frente fria que está sendo impulsionada por uma massa polar de forte intensidade
Joinville, cidade de Santa Catarina, ficou debaixo d'água após registrar 106 mm de chuva em 24 horas. A cidade é considerada a mais populosa do Estado, com 616.317 habitantes. As informações são do MetSul.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Outras cidades catarinenses também tiveram registro de chuva intensa. Em Bom Retiro, na Serra, por exemplo, seis pessoas precisaram ser resgatadas pelo Corpo de Bombeiros.
O que acontece em SC?
O Estado de Santa Catarina está enfrentando um período de fortes chuvas nas últimas 24 horas. Diversas cidades, segundo o MetSul, registraram mais de 100 mm de chuva.
Em Dionísio Cerqueira, no Oeste catarinense, foram 176 mm de acordo com o órgão mensurador. Outros municípios também tiveram registros semelhantes: Lindóia do Sul (117 mm), Joinville (106 mm) e Caçador (103 mm).
A partir de vídeos que circulam pelas redes sociais é possível notar ruas completamente alagadas. Em Joinville, por exemplo, a Rua 9 de Março foi completamente tomada pela água.
Na manhã deste sábado, 7, a Defesa Civil da cidade alterou de alerta amarelo para laranja o plano de contingência por conta do volume de chuva.
"Isso significa que há ocorrências registradas no município e que, além da Defesa Civil e demais forças de segurança e salvamento, outras secretarias da Prefeitura de Joinville estão em prontidão para o atendimento de ocorrências", informou o prefeito Adriano Silva (Novo), em seu perfil no X, antigo Twitter.
Por causa dos alagamentos, o vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina teve horário postergado por duas horas. Em alguns locais a prova iria começar as 14h, mas agora o horário foi estendido até 16h.
O transporte coletivo também foi suspenso pela manhã. Em virtude da forte chuva, a Secretaria de Cultura e Turismo cancelou o espetáculo de encerramento da Escola Municipal de Ballet que seria realizado neste sábado, 7. Museus também estão fechados, assim como o Zoobotânico.
Em seu site, a MetSul informa que a chuva forte 'é provocada por uma frente fria que está sendo impulsionada por uma massa de ar polar frio de forte intensidade para essa época do ano.'
"A MetSul Meteorologia projeta volumes acima de 100 mm numa extensa área que vai do Norte do Rio Grande do Sul, passa por Santa Catarina e chega ao Paraná, mas devem ser esperadas marcas perto e acima de 200 mm em muitos municípios. Algumas áreas podem anotar em cinco dias acumulados tão altos quanto 250 mm a 300 mm com risco de marcas localizadas superiores de 300 mm a 400 mm, em particular no Paraná".