Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Saiba o que são 'cavados', fenômeno que impulsiona chuvas intensas no Sul

De acordo com o Climatempo, há risco de chuva forte em quase todos os estados brasileiros

22 nov 2023 - 13h57
(atualizado às 14h05)
Compartilhar
Exibir comentários
Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Foto: Getty Images

Uma frente fria se espalha pelo Rio Grande do Sul a partir desta quarta-feira, 22, formando novas áreas de nuvens carregadas sobre o estado, que provocam chuva forte no decorrer do dia. Além da passagem desta frente fria, uma área de baixa pressão atmosférica se intensifica na costa de Santa Catarina e gera um ciclone extratropical na noite desta quarta. Nuvens de chuva forte também crescem sobre Santa Catarina e Paraná. As informações são do Climatempo

De acordo com o telejornal Hora 1, da TV Globo, uma área de baixa pressão se estabelece entre a Argentina e o Uruguai, criando as condições propícias para o desenvolvimento de um "cavado". Esse fenômeno, por sua vez, desencadeia a formação de nuvens tempestuosas na região Sul, contribuindo para um ambiente propenso a tempestades e chuvas intensas.

O ar úmido e quente está espalhado sobre o Brasil e muitas nuvens carregadas crescem também sobre grande parte do Sudeste, no Centro-Oeste, no Norte e em muitas áreas do Nordeste. 

Entenda o que são os "cavados"

De acordo com o Climatempo, os cavados são áreas de instabilidade resultantes do deslocamento de uma região na atmosfera caracterizada por uma ondulação do fluxo de ventos no sentido horário no Hemisfério Sul. Essas regiões apresentam uma tendência à queda da pressão atmosférica, desencadeando efeitos significativos nas condições climáticas locais.

Os cavados podem se manifestar em vários níveis da atmosfera e em qualquer época do ano. Podem ocorrer apenas em superfície ou estender-se verticalmente, desde a superfície até altitudes mais elevadas. Em algumas situações, vários pequenos cavados podem se suceder em poucos dias, um fenômeno conhecido como "ondas curtas" ou "cavados de onda curta".

A formação desses cavados é um processo dinâmico, influenciado por fatores como temperatura e umidade. A passagem desse fenômeno pode desencadear instabilidade atmosférica, resultando em chuvas intensas e outros eventos meteorológicos adversos.

Ainda segundo o Climatempo, nem todo cavado é uma frente fria, embora toda frente fria contenha um cavado. 

 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade