PUBLICIDADE

Socorrista morre e milhares de pessoas são retiradas em enchentes no sul da Alemanha

Os municípios tiveram dias para se preparar para as enchentes, mas cerca de 3.000 pessoas precisaram ser retiradas no sul da Alemanha

2 jun 2024 - 14h36
(atualizado às 18h32)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Reprodução/Getty Images

Um bombeiro morreu resgatando moradores presos e milhares de pessoas foram forçadas a deixar suas casas, com fortes chuvas causando enchentes no sul da Alemanha.

O homem de 42 anos que morreu estava em um barco de resgate carregando quatro outros bombeiros que virou na noite de sábado. Seu corpo foi recuperado na manhã deste domingo, segundo um porta-voz da cidade de Pfaffenbach an der Ilm, na Bavária, cerca de 50 kms ao norte de Munique.

Os municípios tiveram dias para se preparar para as enchentes, mas cerca de 3.000 pessoas precisaram ser retiradas no sul da Alemanha, com a água isolando algumas áreas, de acordo com as autoridades.

"Devemos nossa gratidão e respeito aos trabalhadores de resgate e ajudantes que estão enfrentando as consequências das enchentes em vários locais", afirmou o chanceler Olaf Scholz, no X.

Espera-se que Scholz viaje à região na segunda-feira para ter um panorama geral dos danos, segundo reportagem da agência AFP neste domingo, citando fontes do governo.

Um porta-voz do governo não tinha comentários em um primeiro momento.

O ministro da Economia e vice-chanceler, Robert Habeck, prometeu apoio para as regiões afetadas durante uma visita neste domingo e mencionou que as mudanças climáticas estão causando eventos climáticos mais severos.

"Desastres naturais sempre acompanharam a humanidade. O que estamos vendo é que a frequência desses eventos está aumentando significativamente. Enchentes recordes acontecem a cada poucos anos… chuvas recordes, a cada poucos anos", disse Habeck, do Partido Verde, à emissora de televisão n-tv.

Partes da Europa foram atingidas por grandes enchentes em 2021 que mataram quase 200 pessoas. A Alemanha foi a mais afetada. O desastre foi amplamente atribuído às consequências das mudanças climáticas e gerou cobranças por alertas e medidas de segurança mais rígidos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade