SP tem chuva, 425,5 mil sem luz e estado de atenção para alagamentos
Segundo a Meteoblue, precipitação deve ser mais intensa no sábado, 21, e na quarta-feira, 25, dia de Natal; Enel diz que plano de operação foi antecipado e equipes reforçadas estão atuando para reestabelecer o serviço
A cidade de São Paulo entrou em estado de atenção no início da tarde desta sexta-feira, 20, conforme o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura. As chuvas vieram acompanhadas por forte ventania. O trânsito também ficou congestionado por razão do temporal e cerca de 425,5 mil pessoas tiveram o serviço de energia elétrica interrompido, conforme a concessionária Enel.
Em nota, a distribuidora diz que as pancadas de chuvas e o vento impactaram o fornecimento de energia para alguns clientes, principalmente das regiões leste e norte. Bairros como Lauzane Paulista e Horto (zona norte), Perdizes, Pompeia e Butantã (todos na zona oeste) também registraram pontos de queda de energia elétrica.
"Acionamos antecipadamente o plano de operação, com mobilização adicional das equipes em campo que seguem trabalhando para restabelecer a energia o mais brevemente possível para os clientes que tiveram o serviço afetado", completou a empresa, em nota.
De acordo com os dados da Enel, em balanço divulgado às 17h30, 625.272 pessoas estão sem energia em toda a Grande São Paulo, área de concessão da companhia. Na capital paulista, o número de afetados é de 425.515.
Conforme o órgão municipal, as áreas de instabilidade se formaram por causa da aproximação de uma frente fria que, depois de causar fortes chuvas no início da tarde na cidade, "continuam influenciando as condições do tempo na capital paulista"
De acordo com o centro, imagens do radar meteorológico mostram chuva forte em toda a zona norte e na zona leste de São Paulo, com potencial para queda de granizo nas subprefeituras de Itaquera, Aricanduva/Formosa, Vila Prudente e Ermelino Matarazzo, todas na zona leste. "Na zona sul, também são observadas chuvas moderadas principalmente em Capela do Socorro e Parelheiros".
As precipitações devem ser mais intensas também no sábado, 21, assim como na quarta-feira, 25, dia de Natal. Com isso, as temperaturas também devem ficar mais amenas.
A Defesa Civil do Estado também disse que um temporal provocou quedas de várias árvores em Várzea Paulista, na tarde desta sexta-feira. O caso mais grave foi na Avenida das Lélias, no Jardim Bahia, onde uma árvore caiu sobre fiação energizada. A Defesa Civil interditou a via e acionou equipes da companhia CPFL para a realização de serviço de manutenção no local.
Na capital, foram registradas sete ocorrências para quedas de árvores, segundo o Corpo de Bombeiros, sem vítimas até o momento.
Trânsito na cidade de SP
As chuvas também trouxeram impactos no trânsito da capital paulista. No período da tarde, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrou 868 quilômetros de congestionamento na cidade. A região mais crítica é a zona norte, com 218 quilômetros de lentidão, seguida por zona oeste (201 quilômetros), Leste (194 quilômetros) e região Central (55 quilômetros).
Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:
- Evite transitar em ruas alagadas;
- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas;
- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;
- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;
- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;
- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.