Supercélula: Fenômeno raro provoca tempestade e assusta moradores na China
Moradores da região de Xinjiang flagraram imagens da nuvem rara; região sofre com verão de calor intenso
Uma nuvem rara, visualmente bonita mas perigosa, assustou moradores de Xinjiang, região do Noroeste da China. A aparição da tempestade atípica aconteceu em meio a uma supercélula, fenômeno que já foi registrado no Brasil e, segundo especialistas, pode ser perigoso.
As imagens da supercélula foram gravadas no último sábado, 12, após a aparição do fenômeno na cidade de Tacheng. As nuvens são formadas onde a superfície está quente e há muita umidade. As condições climáticas fazem com que correntes de ar girem no interior da nuvem, provocando o efeito visual assustador, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Além de Xinjiang, diferentes regiões da China vêm sofrendo com um verão de calor mais intenso e úmido. Em Xian, 21 pessoas morreram e seis seguem desaparecidas após um deslizamento de terra destruir casas e deixar parte da cidade sem energia elétrica.
O país também sofre as consequências da passagem do tufão Doksuri, que continua a inundar fazendas e cidades no nordeste da China. Autoridades em outras partes do país lutam para lidar com as consequências de uma das tempestades mais fortes em anos.
Supercélula no Brasil
O fenômeno raro também já foi avistado em terras brasileiras. Em 2021, temporais com muita chuva e ventania ocorreram em vários locais da Grande Belo Horizonte, provocadas por supercélulas.
Além do calor, a presença de uma circulação de ventos no sentido horário, em torno de 5 km de altitude, que passava sobre Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo estimulou a formação desta nuvem especial.