Califórnia restringe água para agricultores
As autoridades da Califórnia (oeste dos EUA) anunciaram nesta sexta-feira novas restrições ao uso de água, afetando, pela primeira vez em cerca de 40 anos, os agricultores que gozam de direitos prioritários, devido à grande seca no estado.
"Com a seca que continua nos meses de verão (hemisfério norte), a Diretoria de Controle dos Recursos de Água [Water Resources Control Board] anuncia que não há água suficiente disponível para respeitar os direitos de acesso com prioridade que remontam a 1903" nas fontes e cursos de água das regiões de San Joaquin e Sacramento, no norte da Califórnia, de acordo com um comunicado publicado nesta sexta-feira.
"Devem terminar completamente" de extrair água dos cursos até novo aviso e buscar outros recursos, seja em poço, água armazenada, ou comprada", explicou o porta-voz da agência, Tim Moran.
As restrições desta sexta, as primeiras desse tipo desde 1977, são para o uso de recursos de água "superficiais", e não para poços, ou águas subterrâneas, acrescentou Moran.
O descumprimento da medida implicará sanções financeiras e ações judiciais.
A decisão afeta 114 beneficiários dos direitos prioritários outorgados entre 1903 e 1914.
A forte seca que castiga a Califórnia há quatro anos obrigou o governo estadual, em abril passado, a adotar pela primeira vez em sua história uma série de medidas para reduzir em 25% o gasto de água, por meio de uma ordem executiva.