Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Economia Circular: o que é, como aplicar e exemplos

Economia circular é um modelo sustentável que busca maximizar o uso de recursos, reduzindo desperdícios; saiba mais!

18 ago 2023 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Economia circular: um modelo fácil de inserir no dia a dia e que auxilia na preservação do meio ambiente
Economia circular: um modelo fácil de inserir no dia a dia e que auxilia na preservação do meio ambiente
Foto: iStock

Pense por um momento em um tipo de sistema que se baseia na inteligência da natureza. É possível? O conceito da economia circular diz que sim.

Ao contrário do processo produtivo da economia tradicional, em que os resíduos são utilizados para a produção de novos produtos, na economia circular a inteligência da natureza transforma restos de frutas em adubo para plantas, por exemplo.

Em inglês, o conceito para economia circular é conhecido por cradle to cradle (em tradução livre do inglês, "do berço ao berço"), que significa ter nutrientes que constantemente fundam um novo ciclo. Esse modelo econômico se mostra viável para a manutenção do meio ambiente e do equilíbrio entre produção e natureza, prezando sempre pela sustentabilidade.

O que é economia circular

A economia circular é considerada uma das ciências que repensa as práticas econômicas a longo prazo. Em teoria, ela existe como um modelo sustentável para se alinhar a um ritmo tecnológico e comercial da sociedade contemporânea.

Atualmente, o sistema produtivo tradicional é linear e tem se tornado insustentável, por causa da exploração desenfreada de recursos naturais e o acúmulo de resíduos.

Uma prática que tem se tornado comum é a obsolescência programada, uma técnica que consiste em produzir itens com a vida útil já definida. Dessa maneira, os resíduos se acumulam e não podem receber novos usos. 

Benefícios da economia circular

A adoção da economia circular é uma maneira de estimular a inovação, o que gera crescimento econômico e a criação de empregos. Assim, diversos setores da economia podem ser impulsionados com esse modelo.

Mas há outros benefícios, como:

  • Redução do consumo de energia e de recursos com a criação de produtos mais eficientes e sustentáveis;
  • Redução no impacto ambiental, preservando a biodiversidade;
  • Redução na emissão de gases que produzem efeito estufa, já que 80% do impacto ambiental causado por um produto é feito durante a fase do seu projeto. 

Como aplicar a economia circular

Na prática, entender a teoria da economia circular já é um excelente primeiro passo para refletir sobre como ela pode ser aplicada no seu dia dia. Algumas perguntas podem ajudar a definir, como:

  • O que você pode reutilizar?
  • O que você pode evitar comprar em excesso?

Esse comportamento precisa se tornar um hábito, tanto na vida pessoal qaunto na vida profissional.

Entre outras dicas que vão te auxiliar a implementar a economia circular na sua vida estão:

  • Compartilhar bens materiais;
  • Cuidar dos seus produtos, para prolongar sua vida útil;
  • Alugar ou pegar emprestado, em vez de comprar; 
  • Pensar sobre a real necessidade do item antes de comprá-lo.

É importante se lembrar das próximas gerações. Afinal, cuidando do meio ambiente hoje, teremos a oportunidade de deixar um mundo sustentável para as próximas gerações.

Exemplos de economia circular

A reciclagem é um exemplo perfeito de economia circular. Você pode transformar uma garrafa pet, que demora centenas de anos para se decompor, e tranformá-la em um objeto útil para sua casa ou reutilizá-la para armazenar outro líquido.

Outro exemplo prático de economia circular são os brechós. Se você possui roupas que não usa mais, doe ou venda para um brechó. Dessa forma, você evita o acúmulo de lixo e reduz o descarte incorreto de tecidos, que também é prejudicial ao meio ambiente.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade