Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

El Niño: nova imagem de satélite da Nasa mostra o aquecimento das águas do Oceano Pacífico

O fenômeno impacta o clima mundial, podendo causar furacões no Atlântico e ciclones no Pacífico

23 jun 2023 - 08h20
Compartilhar
Exibir comentários

O El Niño começou oficialmente no dia 8 de junho e uma imagem de satélite divulgada esta semana pela Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa) já mostra o aumento do nível do mar provocado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico, em especial próximo à linha do Equador.

Imagem capturada por satélite da Nasa mostra anomalias no nível da água do Oceano Pacífico, indicando o superaquecimento provocado pelo El Nino.
Imagem capturada por satélite da Nasa mostra anomalias no nível da água do Oceano Pacífico, indicando o superaquecimento provocado pelo El Nino.
Foto: Divulgação/ Nasa / Estadão

O fenômeno, caracterizado justamente pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico, impacta o clima mundial, podendo causar furacões no Atlântico e ciclones no Pacífico. Ele geralmente acontece em um intervalo de três a sete anos, intercalando com La Niña, que é quando a temperatura das águas diminui, também gerando impactos climáticos por toda a Terra.

Enquanto no La Niña o nível do mar tende a baixar, no El Niño, ele aumenta, já que a água se expande com o calor. Por isso o aumento no volume de água indica o aquecimento - o volume acontece principalmente na região da linha do Equador porque é onde a incidência dos raios solares é maior.

Na imagem da Nasa, é possível ver as anomalias no volume de água entre os dias 1º e 10 de junho. Em azul, estão os locais onde o nível do mar estava abaixo da média. Em vermelho, onde estavam acima da média. Em branco, onde o volume está dentro da média.

Ciclone no Rio Grande do Sul: ilhados, moradores relatam falta de luz e água
  • El Niño mais forte pode aumentar preço de alimentos, deslizamentos e doenças tropicais; entenda
  • Estadão
    Compartilhar
    Publicidade
    Seu Terra












    Publicidade